- Projeto liderado por docente da EACH recebe Prêmio por iniciativa de Letramento Climático
- Edital EACH/CCEx 11/2025 - Fomento às Atividades de Cultura e Extensão
- Transferência Externa 2025/2026
- EACH celebra seus 20 anos de história e inovação no ensino superior
- Aula Inaugural marca o início do ano letivo de 2025 para o Programa USP 60+ da EACH
Concepção Geral
O novo campus abriga uma unidade integrada que concentra cursos das áreas de Artes, Ciências e Humanidades, e que não são oferecidos pelas demais unidades da USP na capital São Paulo.
A cada ano, o vestibular oferece 1.020 vagas para dez cursos de Graduação, distribuídas em três períodos – matutino, vespertino e noturno – com turmas de 60 alunos por classe.
A EACH tem como princípio norteador promover uma forte interação com as comunidades da zona leste. Ao lado das atividades culturais e esportivas, propõe desenvolver diversos programas de extensão, como cursos de aperfeiçoamento e projetos de pesquisa voltados para a solução de problemas locais, além de proporcionar maior acesso às facilidades laboratoriais em diversas áreas, como ciências, artes, informática, sensoriamento remoto e ensino de línguas.
A EACH e os novos cursos que estão sendo oferecidos foram planejados, tendo-se como premissa básica a manutenção do tradicional padrão USP de qualidade acadêmica no tocante ao ensino, à pesquisa e à extensão à comunidade. Tal fato indica que estão sendo implantados cursos de Graduação plenos, de alto nível, com uma sólida base científica e cultural e que, ao mesmo tempo, expressam uma fina sintonia com as novas exigências sociais e profissionais do país e da cidade de São Paulo.
A EACH dispõe de corpo docente contratado em regime de dedicação integral e projetos de pesquisa envolvendo as áreas de artes, ciências e humanidades. Em termos de infraestrutura possui, dentre outras instalações, uma Biblioteca Central de elevado padrão, laboratórios temáticos e integrados, instalações e equipamentos sofisticados, além de serviços de apoio, como os voltados para os estudantes (refeitórios, salas de estudos, cursos de línguas e de informática, apoio psicológico, e outros mais).
Atenção especial está sendo dada ao desenvolvimento de atividade de extensão que levem em conta as características peculiares da região Leste da cidade de São Paulo, marcada que é por sua enorme concentração populacional, diversidade sociocultural, desigualdades socioeconômicas e processos atuais de reestruturação econômica e urbana que atingem seus diversos bairros e suas comunidades.