EDIÇÕES EACH

EDITORA DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES – EACH/USP

POLÍTICA EDITORIAL
As Edições EACH publicam, em formato eletrônico e no Portal de Livros Abertos da USP, obras científicas (acadêmicas e paradidáticas para o ensino superior) de autoria individual ou coletiva, nas várias áreas do conhecimento, em que necessariamente participem como organizadores e/ou autores docentes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Também realiza a publicação de Anais de eventos organizados pelos professores da EACH.

OBRAS E ANAIS DE EVENTOS JÁ PUBLICADAS

CONSELHO EDITORIAL
Profa. Dra. Isabel Cristina Italiano (EACH/USP, Brasil) – Presidente do Conselho
Prof. Dr. Jefferson Agostini Mello (EACH/USP, Brasil) – Vice-presidente do Conselho
Profa. Dra. Ana Paula Fracalanza (EACH/USP, Brasil)
Profa. Dra. Anna Karenina Azevedo Martins (EACH/USP, Brasil)
Prof. Dr. Carlos Bandeira de Mello Monteiro (EACH/USP, Brasil)
Profa. Dra. Clara Vasconcelos (Universidade do Porto, Portugal)
Prof. Dr. Daniel Hoffman (Rutgers University, Estados Unidos)
Profa. Dra. Flávia Mori Sarti (EACH/USP, Brasil)
Prof. Dr. Humberto Miguel Garay Malpartida (EACH/USP, Brasil)
Profa. Dra. Juliana Pedreschi Rodrigues (EACH/USP, Brasil)
Prof. Dr. Marcos Lordello Chaim (EACH/USP, Brasil)
Prof. Dr. Michel Riaudel (Sorbonne Université, França)
Maria Fátima dos Santos (EACH/USP, Brasil)
Rosa Tereza Tierno Plaza (EACH/USP, Brasil)
Profa. Dra. Rosely Aparecida Liguori Imbernon (EACH/USP, Brasil)
Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (EACH/USP, Brasil)
Profa. Dra. Verónica Marcela Guridi (EACH/USP, Brasil)

PROCEDIMENTO DE SUBMISSÃO DE ORIGINAIS
Há dois modelos de submissão:
a) no primeiro, o(s) autor(es) envia(m) o PROJETO DO LIVRO conforme Formulário de submissão e, em caso de aprovação, submete(m) a VERSÃO INTEGRAL;
b) no segundo, as obras são submetidas diretamente em VERSÃO INTEGRAL, juntamente com o Formulário de submissão.

O envio do formulário (PROJETO) ou do formulário e manuscrito (OBRAS INTEGRAIS) deve ser feito em pdf para o endereço eletrônico edicoes-each@usp.br, com um Ofício de encaminhamento.

No caso de obras originadas de teses de doutorado ou livre-docência, devem-se evitar citações extensas e o uso excessivo de notas de rodapé, típicas desse tipo de escrita. Teses enviadas sem a devida reformulação serão automaticamente recusadas.

Nessa fase, o material na sua versão integral deve seguir normas técnicas internacionais de edição e não necessita estar diagramado em formato livro.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
As obras serão avaliadas a partir dos seguintes critérios:
a) originalidade;
b) contribuição e relevância para a área;
c) potencialidade de impacto na área;
d) articulação interdisciplinar;
e) redação.
Para a submissão de obras integrais, o manuscrito precisa ter no mínimo 50 páginas preferencialmente em português (para outros idiomas, o Conselho Editorial deve ser consultado)

PROCESSO DE AVALIAÇÃO/EDIÇÃO
O material passa por uma pré-avaliação do Conselho Editorial que, em caso de aprovação, o encaminha para um avaliador externo à Escola de Artes, Ciências e Humanidades.
Se aprovado nessa fase, cabe ao(s) autor(es) a editoração (de acordo com os critérios disponíveis no site da Edições EACH) e revisão gramatical das suas obras, que, após esse processo, serão re-submetidas para a avaliação final do Conselho Editorial.
Uma vez que a obra esteja aprovada para publicação, os proponentes devem entregar o TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS DE PUBLICAÇÃO E DE RESPONSABILIDADE AUTORAL, em papel, devidamente preenchido e assinado. Este termo será enviado aos proponentes, por e-mail, tão logo a obra integral seja aprovada.
Os proponentes deverão se prontificar, a qualquer momento, a esclarecer dúvidas e/ou realizar reformulações conforme demanda do Conselho Editorial.

PROCEDIMENTO DE SUBMISSÃO DE ANAIS DE EVENTOS
O(s) autor(es) envia(m) a PUBLICAÇÃO, podendo ser em formato pdf ou link de site,  conforme FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO,  juntamente com a CARTA DE SOLICITAÇÃO DE ISBN PARA ANAIS DE EVENTOS para o endereço eletrônico edicoes-each@usp.b. O material passa por uma pré-avaliação do Conselho Editorial. Uma vez aprovado para publicação, os proponentes devem entregar o TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS DE PUBLICAÇÃO E DE RESPONSABILIDADE AUTORAL. Após isso, a equipe da biblioteca faz uma revisão do anverso e verso da página de rosto, elabora a ficha catalográfica e emite o número de ISBN.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os anais de eventos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:
a) O evento deve ser organizado por um ou mais professores da Escola;
b) Devem conter informação sobre link de acesso ao PDF ou à página do evento;
c) Devem estar finalizados, apresentando expediente e as seguintes informações: Título (e sub-título) da publicação, nome do evento, responsável(eis) pela publicação, cidade da publicação, data e local do evento

ALGUNS ESCLARECIMENTOS:
Todos os formulários acima solicitados são referentes à publicação e não ao evento. Desta maneira, somente as pessoas responsáveis pelas decisões das várias etapas editoriais dos anais tais como: em compilar o conteúdo, preparar o sumário, redigir a apresentação ou prefácio, escolher a foto da capa, etc. devem constar no formulário de Cessão de Direitos Autorais e no formulário do ISBN.

Todas as informações encaminhadas pelo solicitante deverão ser as definitivas, inclusive link para publicação online, pois este link será registrado na Agência Brasileira do ISBN. Se houver alguma mudança, o solicitante se responsabiliza em comunicar à Biblioteca, para que seja alterada na Agência. É importante destacar que esta alteração acarretará nova(s) taxa(s) à EACH.