Questões Ambientais

O campus USP Leste foi construído numa área de aterro onde há concentração de gás metano resultante da decomposição de restos de animais, vegetais e sedimentos diversos existentes na várzea do rio Tietê, anterior ao projeto de retificação e canalização.

A Universidade de São Paulo está lidando continuadamente com diversas questões ambientais presentes no campus USP Leste. Dessa forma, a página Questões Ambientais reúne documentos sobre as licenças ambientais do campus, as medições do gás metano, análises do solo e da água, relatórios de investigação e análise de risco, planos de contingência e comunicação, além de documentos do Ministério Público do Estado de São Paulo e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) que envolvem a interdição e desinterdição do campus.

É possível também verificar e acompanhar todas as ações e medidas que a Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo (SEF) vem realizando para a resolução e tratamento dos problemas ambientais.

A página Questões Ambientais é atualizada constantemente. Assim que um novo documento é disponibilizado por órgãos de fiscalização ou até mesmo pela administração central da USP, já é possível acessá-lo por meio do site da EACH.

Além disso, também estão sendo realizadas diversas ações de conscientização e alerta para que todos utilizem o campus em segurança.

Sugestões

Caso tenha sugestões que venham a contribuir para a melhoria das questões ambientais do campus USP Leste ou necessite de algum documento específico que não foi possível localizar no site, a EACH se coloca à disposição para ouvi-lo através de sua assessoria de imprensa (e-mail: imprensa-each@usp.br).