Apresentação | CRInt

A Comissão de Relações Internacionais (CRInt)  da EACH é responsável pela gestão de intercâmbios e convênios de cooperação acadêmica com Instituições de Ensino Superior Estrangeiras. Nossas atividades formalmente tiveram inicio em janeiro 2011 e, desde então, nos empenhamos em oferecer um atendimento de excelência à comunidade acadêmica da Escola, interessada nas oportunidades de intercâmbio internacional e em celebrar profícuas parcerias internacionais, a fim de contribuir com nossa experiência para a ampliação e o enriquecimento da Internacionalização na Universidade de São Paulo.

Criada por meio da portaria  001/11 de 2011 e renovada pela portaria 014/20 de 20 de março de 2020, a CRInt nasceu com o propósito de auxiliar a EACH a estabelecer relações acadêmicas com instituições de educação e pesquisa de nível superior internacionais; viabilizar o intercâmbio de alunos e visitas de docentes e pesquisadores  estrangeiros  à EACH, bem como, visitas de docentes e pesquisadores da EACH a Instituições estrangeiras.

É  recente a formalização das atividades desta secretaria, mas atividades relativas à internacionalização da Escola são realizadas desde 2006, quando enviamos nossa primeira estudante para um intercâmbio no Reino Unido. De lá pra cá, auxiliamos mais de 520 alunos da EACH a realizarem o sonho do intercâmbio e recebemos mais de 380 alunos estrangeiros, foram também celebradas parcerias estratégicas com cerca de 64 Instituições internacionais.

Esses números prometem aumentar, considerando que somos uma Escola jovem e temos profundo interesse em ampliar as parcerias, por meio de convênios acadêmicos, principalmente os de duplo-diploma e duplo-título, que são prioridades para a Escola.

Atualmente temos empregado esforços para a criação de um Centro de Línguas que atenda a comunidade acadêmica da EACH. Desde 2019, semestralmente, são disponibilizadas no campus USP-Leste, vagas para alunos de graduação, interessados em cursar aulas de inglês nível básico e intermediário. São ainda tímidas as ações neste sentido, mas, futuramente, esperamos poder oferecer aos alunos brasileiros e também estrangeiros cursos presenciais de inglês, espanhol e português para estrangeiros.

Compartilhamos com todos os depoimentos gentilmente feitos pelos alunos, ex-intercambistas, da EACH.