Incoming | CRInt

A Mobilidade Acadêmica na EACH, assim como a análise e a tramitação das propostas de convênios, também é gerida pela CRInt. Somos responsáveis por auxiliar os alunos da EACH em seus intercâmbios acadêmicos (outgoing)pela recepção, matricula em disciplinas e o envio do certificado final de notas dos alunos estrangeiros (incoming).

…”É incrível a capacidade de 6 meses em influenciar o resto da sua vida”. (Larissa Delgado, Portugal, 2013).

“O intercâmbio é um curso intensivo de  amadurecimento acadêmico e pessoal…” (Catherine Guisso, Finlândia, 2013).

“A experiência foi maravilhosa, porque as  instalações da escola são ótimas, os professo-  res tem um nível internacional e os alunos são  muito legais.” (Jonathan Ibarra, aluno da UNAM, México, na EACH, 2012). 

A mobilidade “Incoming” (alunos estrangeiros na EACH) é possível, principalmente, por intermédio dos convênios firmados. O aluno estrangeiro interessado em estudar por 1 ou 2 semestres  na EACH* deve, em primeiro lugar, verificar a existência do convênio entre sua Instituição de origem e a EACH (ver convênios EACH) ou a USP (ver convênios USP). Em seguida, deve contatar a CRInt (se for convênio EACH) pelo e-mail crinteach@usp.br, ou a AUCANI (se for convênio USP) pelos  emails: mobility.area1@usp.br (África e Europa Meridional); mobility.area2@usp.br (América do Sul e Central); mobility.area3@usp.br  (América do Norte, Caribe, Ásia e Oceania) e mobility.area4@usp.br (Europa  do Leste, Central, Ocidental e Setentrional) e solicitar informações sobre o processo de candidatura.

Sendo aceito, o aluno deverá ir a uma Embaixada ou Consulado brasileiro no país de origem e solicitar um visto de tipo adequado.

Ano Acadêmico (USP)

1º Semestre: de 15 de fevereiro a 30 de junho.

2º Semestre: de 01 de agosto a 10 de dezembro.

Prazos para candidaturas (EACH)

Intercâmbio no 2º semestre de 2016 (de agosto a dezembro): de 07 de março a 31 de maio.

Intercâmbio no 1º semestre de 2017 (de fevereiro a julho): de 08 de agosto a 31 de outubro.

  • Veja o guia  do Estudante e Pesquisador Internacional da Universidade de São Paulo (baixar o pdf.)

 

 *Há exceções com relação à duração do intercâmbio, podendo variar de 3 meses para estadias de pesquisa de curta duração, até 2 anos como, por exemplo, para duplo-diplomas.