COMISSÃO DE DEFESA DA DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA DA EACH (CDDDHD)

Em janeiro de 2015, a Diretoria da EACH/USP criou a Comissão de Defesa da Diversidade, Direitos Humanos e Democracia (CDDDHD) como instância assessora da Direção. É integrada por estudantes, funcionários e docentes que estão envolvidos com as questões relacionadas aos Direitos Humanos, à Diversidade e à Democracia.

A CDDDHD tem por missão realizar atividades para a ampliação e aprofundamento da consciência e da prática de respeito aos Direitos Humanos, à Diversidade e à Democracia e, também, mediar os conflitos que decorrem ou podem decorrer do desrespeito àqueles Direitos, buscando sempre que possível, soluções harmônicas e conciliatórias para as pessoas e grupos envolvidos nos referidos conflitos. A CDDDHD não é instância de julgamento dos conflitos submetidos à sua apreciação e não aplica penalidades de qualquer espécie. Como Comissão assessora da Diretoria da EACH/USP compete-lhe acolher as pessoas que se sintam vítimas de atos discriminatórios, preconceituosos e de assédio moral ou sexual na EACH/USP e, sendo ou não possível fazer a mediação antes mencionada,  recomendar encaminhamentos para que os conflitos atinentes aos Direitos Humanos, ao respeito à Diversidade e à prática Democrática sejam evitados, minimizados ou superados, de modo a contribuir para a harmonia e respeito entre todos os integrantes da EACH/USP e da sociedade em geral.

A atuação e as competências da CDDDHD não se sobrepõem nem excluem as competências de outros órgãos e instâncias da Universidade que também estejam envolvidos com questões relativas aos Direitos Humanos, à Diversidade e à Democracia. Muitas vezes a CDDDHD poderá atuar como mediadora e articuladora das atividades dessas outras instâncias ou desses outros órgãos.

Por meio do e-mail direitoshumanos-each@usp.br , qualquer pessoa da comunidade da EACH/USP pode submeter à CDDDHD um problema, denúncia ou reclamação relacionada ao eventual desrespeito aos Direitos Humanos, à Diversidade e à Democracia. A CDDDHD assegura sigilo das informações e da identidade das pessoas envolvidas nesses conflitos. E para dar maior alcance de rastreamento, mensuração e densidade aos nossos trabalhos e com objetivo de diminuirmos eventuais subnotificações desenvolvemos o portal de denúncia da CDDDHD http://goo.gl/forms/gvqYduxGWm para ser usado por toda comunidade. 

Construir uma sociedade mais justa, solidária e responsável exige de todos nós o exercício contínuo da tolerância, respeito e compreensão do outro, até porque, perante cada um desses “outros”, cada um de nós “é o outro”.