- Trabalho de alunas de obstetrícia se destaca no SIICUSP e é indicado para a Jornada Internacional de Iniciação Científica
- Premiação da hotelaria brasileira entrega estatueta para a EACH
- Chamada de trabalhos - III Seminário de Cultura e Extensão
- Ex-aluna de Gestão de Políticas Públicas dá palestra na EACH
- No dia Mundial da Infância, EACH divulga projeto "Eco Kids" que se dedica ao tema da Obesidade Infantil
Apresentação e Regimento
À Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI) compete traçar diretrizes e zelar pela execução dos projetos de pesquisa realizados na EACH, tais como a Iniciação Científica, os Grupos de Pesquisa, os Programas de Pós-Doutorado, entre outros. A CPqI também organiza eventos que têm como objetivo difundir, apoiar e incentivar as atividades de pesquisa da unidade, como o SIICUSP e a Semana da Ciência.
O desenvolvimento da pesquisa na EACH define-se pelos princípios filosóficos da unidade: interdisciplinaridade, inovação e extensão. E cabe à CPqI disseminar boas práticas de pesquisa entre docentes e discentes e auxiliar os pesquisadores em dúvidas sobre os programas, editais e assuntos pertinentes à pesquisa na EACH.
Em âmbito da USP, compete ao Conselho de Pesquisa da Universidade traçar as diretrizes que nortearão a ação da Universidade no campo da Pesquisa. Mais informações a respeito do CoPq podem ser obtidas diretamente no Site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, clicando AQUI.
Trabalho de alunas de obstetrícia se destaca no SIICUSP e é indicado para a Jornada Internacional de Iniciação Científica
O trabalho de um grupo de alunas do curso de Obstetrícia da EACH, intitulado “Educação permanente em saúde: levantamento de dados documentais na região leste do município de São Paulo” apresentado no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), recebeu menção honrosa e foi indicado para ser apresentado na Jornada Internacional de Iniciação Científica, que será realizada no período de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná.
Informações adicionais:
Para saber mais, acesse Guia de Boas Práticas Científicas.
Para saber mais, acesse Guia para o Programa de Pós-Doutorado da USP.
Para saber mais, acesse Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP.
Para saber mais, acesse Guia para Criação de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq.
Para saber mais, acesse:
- Central de Equipamentos Multiusuários P2L da EACH
As licenças de softwares com contratos institucionais disponibilizados para o corpo discente da USP são gerenciadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). No site da STI encontramos uma lista de softwares com contratos institucionais (https://servicos.sti.usp.br/licencas-de-software-institucionais/), porém, recomenda-se contatar diretamente a STI para verificar se há outros tipos de licenças disponíveis e como acessá-las.
Atendimento STI: atendimentosti@usp.br
Para saber mais, acesse Gestão de Dados Científicos.
Para saber mais, acesse Biotérios.
Para saber mais, acesse Núcleos de Apoio à Pesquisa - NAPS.
Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado
O Brasil possui uma legislação específica para Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado, a Lei n° 13.123, de 20 de maio de 2015. Esta legislação prescreve normas e diretrizes para o acesso, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e repartição de benefícios dos recursos genéticos a partir de conhecimentos tradicionais associados. Esta nova Lei, revogou a Medida Provisória N° 2.186-16/2001 que orientava as pesquisas, desenvolvimento tecnológico e acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Brasileiro, estabelecendo assim novas normas em regras em relação a PG e CTA, bem como a criação de um novo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen), que possui autoridade nacional, e acumula funções normativas, deliberativas, consultiva e recursal. (PRPI - Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação)
Para mais informações, acesse: https://prpi.usp.br/pg-principal/
Pontos-focais de Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado
Conforme combinado, seguem em anexo a ata da reunião dos pontos-focais sobre Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado realizada no dia 24/11/2022 e a apresentação da Profa. Débora Chadi, com as orientações para auxiliar os pontos-focais das unidades para atendimento da legislação 13.123/2015 e do Decreto 8.772/2016.
Os prazos para os cadastros das atividades de filogenia; taxonomia; sistemática; ecologia; biogeografia e epidemiologia, podem aguardar a atualização do SisGen para a sua versão 2, e devem seguir as orientações de cadastro e prazos previstos nas Resoluções CGen n° 26 e° 28, de 25 de agosto de 2021, cujos links seguem abaixo. (PRPI - Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação)
Links:
Resolução CGen n° 26, de 25 de agosto de 2021
Resolução CGen n° 28, de 25 de agosto de 2021
PRPI Informa:
Com o propósito de prestar orientações aos docentes outorgados, às Secretarias das Comissões de Pesquisa (e Inovação) e aos setores financeiros das Unidades e auxiliar a preparação das prestações de contas (PC) dos auxílios financeiros de natureza orçamentária concedidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), provenientes de editais, programas entre outras modalidades de concessão, apresentamos anexa a edição revisada do "TUTORIAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PRPI", que se encontra também disponível no website da PRPI, em "EDITAIS, CHAMADAS E NORMAS".
O roteiro deste tutorial sumariza as questões mais frequentes abordadas pelos usuários do Fale Conosco do sistema Atena, como também as situações que vêm motivando a devolução dos processos de prestações de contas para ajustes e esclarecimentos.
Eventuais dúvidas advindas da leitura deste tutorial poderão ser esclarecidas pelo Fale Conosco do sistema Atena, selecionando o assunto: “PRESTAÇÃO DE CONTAS”.
TUTORIAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PRPI
Para ler o Regimento da Comissão de Pesquisa e Inovação EACH-USP completo, acesse Regimento CPqI EACH.
A Resolução CoPq-7863, de 25/10/2019, regulamenta a composição e as competências das Comissões de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo.
Para acessar outros setores, clique AQUI.