Grupos de Pesquisa e DGP-CNPq

1) Segundo o próprio CNPq, um “grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças (o conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes):

a) cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;

b) no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;

c) cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);

d) e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

2) Verifique a seguir orientações específicas relacionadas ao pedido de cadastro de um Grupo de Pesquisa no CNPq:

O formulário deve ser preenchido e encaminhado para o endereço eletrônico: pesquisa@usp.br.

Posteriormente seguirá para a Pró-Reitoria de Pesquisa via processo, onde o novo grupo será cadastrado.

Formulário Criação de Grupo de Pesquisa

3) Consulte diretamente o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP-CNPq). No DGP estão disponíveis também estatísticas e orientações diversas sobre Grupos de Pesquisa e sobre a manutenção de um Grupo no Diretório.

O Sistema Tycho da USP disponibiliza diversas informações ao público em geral, e permite que sejam consultados os vários Grupos de Pesquisa existentes na Universidade, através de diversos filtros.

Alguns dos Grupos de Pesquisa existentes na EACH poderão ser consultados através dos seguintes links: Site 1 dos Grupos de Pesquisa EACH (Lista 01 Grupos EACH)  e   Site 2 dos Grupos de Pesquisa na EACH (Lista 02 Grupos EACH).

A USP também dispõe dos chamados NAPs (Núcleos de Apoio à Pesquisa), instituídos pela Resolução nº 3.657, de 15 de fevereiro de 1990, que estabelece as normas e os define como órgãos de integração da USP, instituídos com o objetivo de reunir especialistas de uma ou mais Unidades e órgãos em torno de programas de pesquisa de caráter interdisciplinar e/ou de apoio instrumental à pesquisa. Veja maiores informações acerca dos NAPs em: Site NAPs USP.