Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

Coordenação

Coordenadora: Profª Drª Renata Mirandola Bichir
Suplente: Profª Drª Cecília Olivieri
k
k
Contato Secretaria: cmagpp-each@usp.br

Normas do Programa

Descritivo do Programa

Esta proposta de mestrado em Gestão de Políticas Públicas é inovadora na academia brasileira porque há poucos programas, seja na Área da Administração, na das Ciências Sociais ou na área Interdisciplinar, que conciliam o ponto de vista da administração pública e a perspectiva das ciências sociais na análise da gestão pública. O curso propõe a análise e o estudo da gestão das políticas públicas articulando conhecimentos construídos e sistematizados em diversos campos do conhecimento, especialmente nas áreas da administração, da economia, da ciência política, da sociologia e do direito. O Programa favorecerá o intercâmbio científico com organizações nacionais e internacionais de excelência no estudo, na análise e no desenvolvimento da ação social e governamental. Pretende formar quadros qualificados para estudar, analisar e para intervir diretamente no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, seja no âmbito estatal ou no das organizações sociais.

Sobre o Programa

Publicações

Eventos

Sociologia Política da Ação Pública

O ciclo de webinários irá lançar a obra “Sociologia Política da Ação Pública”, publicada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), organizada por Osmany Porto de Oliveira e Patrick Hassenteufel. As abordagens anglo-saxônicas foram predominantes na literatura de políticas públicas no Brasil e no mundo nas últimas décadas. A influência destes estudos padronizou a definição do conjunto de problemas, estratégias analíticas e técnicas metodológicas de gerações de estudantes e pesquisadores. Nos últimos anos, diferentes movimentos têm surgido em alguns países com o objetivo de criar novas tradições de pesquisa em políticas públicas, considerando as trajetórias e aportes nacionais. Na França este movimento foi forte e criou uma forma particular de entender o “Estado em Ação”, por meio da chamada “sociologia da ação pública”. As abordagens francesas integram autores clássicos como Foucault, Bourdieu, Latour, entre outros e perspectivas teóricas e analíticas do campo da sociologia, filosofia e história para observar e explicar as políticas públicas. Além de lançar a obra, o ciclo de webinários tem por objetivo introduzir à “sociologia da ação pública”, suas correntes de pensamento e principais expoentes. O evento faz parte de uma disciplina oferecida no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP e é organizado em parceria com a ENAP e o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) da Unifesp. A obra será disponibilizada gratuitamente em formato digital no Repositório da ENAP.

Informações:

O livro pode ser acessado gratuitamente no repositório da ENAP no seguinte link: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6338 

Canal do Laboppi no YouTube, para assistir gratuitamente à transmissão ao vivo em inglês, sem necessidade de inscrição prévia: www.youtube.com/laboppiunifesp 

Para assistir com tradução simultânea para o português e intérprete de libras, será necessário se inscrever em cada um dos 5 webinários, por meio do site da ENAP, nos links abaixo.

O livro pode ser acessado gratuitamente no repositório da ENAP no seguinte llink: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6338

– Link para as inscrições:

  1. May 20: An introduction to Political Sociology of Public Action

Osmany Porto de Oliveira (Unifesp)

Patrick Hassenteufel (Université de Versailles-Saint-Quentin-Paris-Saclay)

Nesse primeiro webinar, os autores apresentarão os principais conceitos discutidos na obra, principalmente no que se refere à sociologia da ação pública e sua contribuição para a análise das políticas públicas. Segundo os autores, não é uma teoria ou corrente de pensamento fechada. Ao contrário, trata-se de um campo em constante processo de revisão e crítica interna. Um campo em que há disputas e clivagens, mas que compartilha elementos comuns, que são próprios à forma como a análise das políticas públicas se constituiu na França e sua relação com a produção de conhecimento no campo internacional. Entre os elementos compartilhados pelos pesquisadores franceses na análise de políticas públicas está a incorporação de contribuições de outras disciplinas das Ciências Humanas, com forte tradição na França, a saber, a Sociologia, a Filosofia e a História.

Evento encerrado. Assista o vídeo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ud6goy9JCA4

  1. May 27: Pragmatic Approach and Gender Studies in public action

Seminário em Inglês com tradução Simultânea.

Moderator: Patrick Hassenteufel (Université de Versailles-Saint-Quentin-Paris-Saclay)

Speakers:

Philippe Zittoun (Université de Lyon)

Gwenaëlle Perrier (Université Sorbonne Paris Nord)

Neste webinar, teremos as apresentações de duas abordagens próprias para análise da ação pública. Philippe Zittoun falará sobre a abordagem pragmática das políticas públicas (apresentada no capítulo 6 do livro) e, por sua vez, Gwenaëlle Perrier tratará do tema de Gênero e Políticas Públicas (apresentado no capítulo 11 do livro).

Link para inscrições: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1269/

3.June 10: Political Parties, Law and Governance in Public Action

Seminário em Inglês com tradução Simultânea.

Moderator: Patrick Hassenteufel (Université de Versailles-Saint-Quentin-Paris-Saclay)

Speakers:

Anne-Cécile Douillet (Université de Lille/CERAPS)

Thierry Delpeuch (Pacte – Université de Grenoble)

Renaud Epstein (Sciences Po-Saint-Germain en Laye)

Neste webinar, teremos três especialistas falando sobre condicionantes relevantes para o estudo e a análise das políticas públicas. Anne-Cécile Douillet abordará o efeito dos partidos políticos nas políticas públicas (apresentado no capítulo 19 do livro); Thierry Delpeuch tratará do relacionamento entre a Ação Pública, a Governança e o Direito (apresentado no capítulo 9 do livro); e Renaud Espstein discutirá questões relacionadas à sociologia da ação pública local – governança territorial e gestão remota (refere-se ao capítulo 13 do livro).

Link para Inscrições:  https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1270/

4. June 17: Social Spaces and Instruments of Public Action

Seminário em Inglês com tradução Simultânea.

Moderator: Osmany Porto de Oliveira (Unifesp)

Speakers:

Vincent Dubois (Université de Strasburg)

Charlotte Halpern (CEE/Sciences Po)

Neste webinar, os temas aprofundarão as bases teóricas da abordagem sociológica e sua aproximação ao campo da análise das políticas públicas. Charlotte Halpern abordará a análise das políticas públicas a partir dos instrumentos da ação pública (conteúdo do capítulo 3 do livro) e, por sua vez, Vincent Dubois discutirá os espaços sociais para produção das políticas públicas, trazendo o conceito de “campo” (P. Bourdieu) como uma ferramenta da sociologia da ação pública (conteúdo do cap. 7 do livro).

Link para Inscrições:  https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1271/

  1. June 24: Ideas in Public Action and Global Public Policies

Seminário em Inglês com tradução Simultânea.

Moderator: Osmany Porto de Oliveira (Unifesp)

Speakers:

Ève Fouilleux (CNRS)

Carla Tomazini (Sciences Po – Poitiers)

Neste quinto e último seminário da série, teremos uma instigante discussão a respeito das perspectivas para o campo da análise das políticas públicas. Carla Tomazini discutirá suas propostas para avaliar a mudança de políticas públicas a partir da compreensão da força das ideias (conteúdo do capítulo 10 do livro) e, a seu turno, Ève Fouilleux abordará a ideia e a proposta de construção das políticas públicas globais (conteúdo do cap. 14 do livro).

Link para Inscrições: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1272/

Publications:
 
– Latin America and Policy Diffusion (Routledge, 2020), with C. Osorio, S. Montero and C. Kerches
– Brazil Exporting Social Policies (Journal of Politics in Latin America – 2020)
– Transnational Policy Transfer (Policy and Society – 2019), with Diane Stone and Leslie Pal
– Policy Ambassadors (Policy and Society – 2019)

Horários de Aulas

Processo Seletivo

Prezad@s candidat@s, favor enviar os documentos de inscrição do processo seletivo para o endereço: cmagpp-each@usp.br

Aluno Especial

Bolsas DS/CAPES

Pós Doutorado - PNPD/CAPES

Disciplinas