A Comissão de Graduação é órgão integrante da Administração Geral da Escola de Artes Ciências e Humanidades e é também vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da USP. É composta pela Presidência e Vice-Presidência, pelos Coordenadores e Suplentes de Coordenação de cada CoC (Comissões Coordenadoras de Cursos e Ciclo Básico) e por sua Representação Discente. Conforme Regimento da EACH, tem como principal função: “(…) traçar diretrizes e zelar pela execução dos programas determinados pelos projetos políticos pedagógicos dos cursos e do Ciclo Básico, obedecidas as orientações gerais estabelecidas pelos colegiados superiores;”. ——————————————————————————————————————— Comunicado de 24.06.2024 Foi disponibilizado o “Edital PEEG 2º semestre 2024” (link abaixo) Ressaltamos as principais datas: - Inscrições online dos projetos, pelos docentes, no Júpiterweb: 24.06 a 10.07.2024
- Inscrição online dos alunos via Júpiterweb, no projeto da disciplina escolhida, incluindo a inserção em campo específico da “carta de motivação” com 500 caracteres no máximo. (fase eliminatória): 18 a 28.07.2024
- Seleção de Projetos e Alunos pela Comissão de Graduação: 29.07 a 05.08.2024
- Disponibilização da Lista de Projetos e Alunos contemplados: 05.08.2024
Lista contemplados ——————————————————————————————————————— Comunicado de 10.06.2024 Conforme solicitado durante Reunião da CG de 24.05.2024 (Sessão 177), foi elaborado o resumo: Viagens Didáticas – conceitos e modalidades Definição Viagens didáticas são atividades curriculares da graduação, de natureza eminentemente prática, desenvolvidas para além da sala de aula, do laboratório e do próprio Campus Universitário. São atividades coordenadas e acompanhadas por docente(s) responsável(is) pela disciplina, na qual a viagem didática encontra-se vinculada, segundo a sua ementa. São recursos pedagógicos pontuais, porém com elevado potencial de marcar profundamente a aprendizagem dos estudantes no que se refere aos conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à sua futura área de atuação profissional. As viagens didáticas, estruturante ou não-estruturante, devem fazer parte da ementa da disciplina, contabilizando créditos-aula ou crédito-trabalho, conforme os critérios estabelecidos pela Unidade, respeitando as normas da Universidade. A VD pode estar relacionada a uma disciplina ou a um conjunto de disciplinas. Cabe ao Projeto Pedagógico (PP) do curso definir se o conteúdo da viagem didática é necessário (estruturante) para uma disciplina, ou a um conjunto de disciplinas. As viagens didáticas fazem parte dos PP dos cursos de graduação de duas maneiras: Estruturante, ou seja, em que os processos de ensino-aprendizagem e de avaliação da disciplina dependem da realização da viagem didática, além de estarem inseridas no projeto pedagógico do curso, bem como as suas normas legais (por exemplo, Diretrizes Curriculares Nacionais). Dada a sua importância e regularidade de realização, a viagem deve estar nos conteúdos programáticos das disciplinas, e ser parte da avaliação da disciplina. Complementar, ou seja, viagens que complementam e contextualizam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina e do Projeto Pedagógico do Curso e são oferecidas sazonalmente. A atividade da viagem didática pode ser em duas modalidades: Aula de campo: atividade de ensino e aprendizagem realizada além da sala de aula e laboratório, podendo incluir atividades como observação, descrição, estudo, e interpretação do meio físico, biótico e social, coleta de amostras e registros, procedimentos metodológicos para obtenção de dados de campo. Visita técnica: à empresas, instalações industriais e agropecuárias, minerações, laboratórios e instituições diversas, que incorporem a coleta de informações, observações, reflexões, críticas relacionadas aos objetivos pedagógicos da disciplina. |