Minutas de Convênio | CRInt

O docente interessado em propor uma parceria entre a EACH e a Instituição estrangeira, deverá buscar orientações, sobre os procedimentos administrativos e jurídicos necessários para a celebração de um convênio, na secretaria da CRInt, enviando emails para crinteach@usp.br ou comparecendo pessoalmente na sala da CRInt.

Ressaltamos que convênios acadêmicos internacionais são iniciativas de docentes da Universidade de São Paulo, portanto, alunos, e também funcionários, não são autorizados a firmarem parcerias com instituições estrangeiras, mas podem indicar instituições de interesse para que o docente, após conhecimento prévio, inicie algum contato.

Atenção: As minutas abaixo seguem o modelo estabelecido pela Universidade de São Paulo e devem ser apresentadas à Instituição Estrangeira (versão em português e na língua da Instituição estrangeira) para adoção, em caso de integral concordância com os termos presentes no documento, ou para a análise e adequação ao padrão próprio da Instituição estrangeira. Para países de língua oficial portuguesa, deve ser adotada somente a minuta padrão em português. Já países como Japão, China, Rússia, etc., solicita-se que sejam submetidas para a análise a versão fielmente traduzida para português, na língua da instituição estrangeira (caso a Instituição estrangeira assim o queira) e em inglês.  Minutas adotadas para a celebração de convênios internacionais, que não sejam o modelo padrão da USP, obrigatoriamente, deverão ser traduzidas para o português.

 

Alguns modelos  específicos, como protocolos acadêmicos, convênios destinados à pesquisa e troca de materiais, etc., podem ser baixados pelo sistema Mundus.