002 - Minicurso: Matemática Lúdica: Matemática sem Números

PROPONENTE(S): Dalian Wil Concenzza de Souza (graduando) e Jefferson Barreto dos Santos (Licenciado em Ciências da Natureza)

NÚMERO DE PARTICIPANTES: máximo 15

Esse minicurso é formado por um conjunto de atividades baseadas nas atividades desenvolvidas pela ExpoMat (Exposição de Matemática da EACH-USP) com a proposta de serem ferramentas que abordam temas da matemática básica utilizando as teorias de aprendizagem de Piajet e Vygostysk.

Autores com Dreyfus afirmam que para se atingir a compreensão de um objeto matemático é necessário que seja construído no estudante o pensamento lógico que resultou no objeto. Sendo assim, não é suficiente apenas definir e exemplificar um conceito abstrato como os estudantes vêm sendo ensinados.

Dessa maneira, neste minicurso o pensamento matemático é construído tanto com operações básicas em correlação com objetos, jogos e atividades, quanto por meio de ferramentas que auxiliam a construção do pensamento abstrato na matemática. Além disso, são discutidos aspectos da linguagem matemática, seus significados, origens e suas implicações no processo de ensino.

O minicurso "Matemática Lúdica: Matemática sem Números" é composto pelas seguintes atividades: Material Dourado; Blocos de Montar Fileiras e Proporções;  Multiplicação com Cruza Varetas; Plano Cartesiano; Potenciação e Noção de Logaritmo (Jogo do Troca) e Progressão Geométrica (Dobra Fractal).

Figura 1. Cruza Varetas e O Método Japonês. Fonte: Autores.

Para se comparar os resultados do Método Tradicional e o Método Japonês podem ser utilizadas diferentes abordagens do ensino por investigação, desde que ocorram as duas metodologias concomitantemente. Vale ressaltar que o Jogo de Cruza as Varetas pode ser usado nos anos iniciais do ensino para expressar o conceito da multiplicação no tangível usando o conceito da contagem.