Quem Somos?

Exposição de Matemática

Objetivos e diferencial

A Exposição de Matemática, ou ExpoMat, tem como objetivo apresentar diversos conteúdos de Matemática de uma maneira simplificada e lúdica. Assim, são utilizados jogos, experimentos, painéis explicativos e variadas atividades interativas que abordam os principais conceitos matemáticos demonstrando as suas aplicações.

Importância

A ciência matemática por muitas vezes passa despercebida mesmo estando presente em inúmeros pontos da vida cotidiana, além de ser essencial para o estudo de outras ciências, como a Biologia, Química, Medicina e até mesmo Artes. Por isso, o projeto ExpoMat busca realizar a aproximação das pessoas com a Matemática por meio dessa forma mais simples e inovadora. Dessa maneira, a percepção da relevância da Matemática pode ser despertada, ou reforçada, nos telespectadores da Exposição.

Além da ideia de receber estudantes, professores e visitantes interessados no assunto, o projeto desenvolve atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica, participando também de diversos eventos.

O acervo

Em sua versão completa, a Exposição possui mais de 60 experimentos, que abrangem cálculo, geometria, dimensões, espirais, fractais e outros, sendo muitos deles baseados na exposição francesa Maths 2000, do Museu Cité des Sciences et de l`Industrie de La Villette, em Paris. Outros foram criados na Estação Ciência, na Matemateca do Instituto de Matemática e Estatística da USP e pelo projeto PUB (Programa Unificado de Bolsas, oferecido pela Universidade de São Paulo - USP) desenvolvido e coordenado pela professora Dra. Rosana Signorelli Vargas com apoio da diretoria da universidade. O acervo é proveniente da Estação Ciência.

Onde a ExpoMat está?

A Exposição de Matemática da EACH acontece no hall dos auditórios da própria universidade. Porém, devido à pandemia da COVID-19, está desenvolvendo a sua expansão para o ambiente virtual.

Imagens

EACH-USPEACH-USPExposição de Matemática EACH-USP por Natália Dourado/EACHExposição de Matemática EACH-USP por Natália Dourado/EACH