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Resolução de Problemas I
Diretrizes da disciplina Resolução de Problemas I (RPI) 2024
Sobre os princípios básicos:
Embora haja diferentes formas de planejar, estruturar e acompanhar a disciplina, entendemos que existem alguns princípios básicos que devem ser preservados:
- Trata-se de uma disciplina que tem como objetivo proporcionar à/ao estudante a capacidade de desenvolver novas formas de aprendizado pautadas pelo desenvolvimento da autonomia, do trabalho coletivo, do respeito à diversidade e da interdisciplinaridade, através da utilização dos métodos de problematização e/ou o aprendizado baseado em problemas. Dito de outra forma, a RPI permite que a/o estudante possa experimentar uma nova forma de “aprender a aprender”.
- A disciplina permite oferecer uma oportunidade de iniciação à prática de pesquisas científicas, sob uma perspectiva interdisciplinar.
- Neste processo, a/o estudante tem papel ativo na definição dos temas, dos procedimentos, na elaboração de hipóteses e na produção de resultados que lhes permitam responder, ainda que parcialmente, às questões elaboradas coletivamente.
- O trabalho se dá em grupos menores e de forma coletiva com o resto da turma. Por esta razão, a disciplina se organiza prevendo uma apresentação parcial dos resultados obtidos ao final de um bimestre e de uma apresentação final ao final do semestre, bem como um relatório parcial em grupo e um relatório final.
Tema Geral dos trabalhos
O Tema Geral dos trabalhos se refere aquele assunto amplo o suficiente para dar cobertura a todos os problemas tratados na turma ou nos grupos, conforme decisão da turma. Os temas sugeridos pela CoC CB foram:
Nos primeiros encontros, a classe tem inteira liberdade para escolher seu(s) tema(s) a partir desta lista.
- Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU[1];
- Censo 2023: Brasil e suas características;
- Conflitos armados intranacionais e internacionais;
- Inteligência artificial, educação e sociedade.
[1] http://unesdoc.unesco.org/images/0025/002521/252197POR.pdf
Nos primeiros encontros, a classe tem inteira liberdade para escolher seu(s) tema(s) a partir desta lista.
Número de grupos/docente
- Cada docente deverá tutorar ⅓ ou ¼ da turma, conforme o número de tutoras/es, dividido em 2 ou 3 grupos, cada um com 4 a 8 estudantes.
- A divisão dos grupos será definida pelas/os docentes da turma, que deverão incentivar que haja integrantes de todos os cursos no mesmo grupo.
- As/os estudantes ingressantes em chamadas posteriores, poderão se integrar aos grupos já formados ou formar novos grupos, a critério das/os docentes.
Cronograma e apresentações
A disciplina RP1 deverá acontecer obrigatoriamente até o final do período letivo, sendo que três desses encontros, no mínimo, serão com toda a turma. Entende-se por encontro o conjunto de atividades programadas com 4h de duração, que incluem planejamento, visitas à biblioteca, conversas, debates, saídas de campo, análises de dados, avaliações, apresentações, etc., que deverão contar com a supervisão da/o tutora/tutor.
As apresentações, além de enriquecer o trabalho das/os estudantes e tutoras/es, têm duas finalidades: desenvolvimento de habilidades de comunicação, socialização do trabalho e avaliação das/os tutoras/es. Portanto, todos os grupos deverão apresentar seus respectivos trabalhos e a presença das/os tutoras/es e de todas/os integrantes dos grupos é obrigatória em ambas as apresentações. Toda ausência deverá ser devidamente justificada.
Formas de Avaliação
A avaliação da disciplina tem um caráter essencialmente processual, donde o percurso tem tanta importância quanto os produtos elaborados pelos grupos ao final de cada etapa. Os componentes desta avaliação e sua justificativa pedagógica são os seguintes:
- Avaliação individual da/o tutora/or: como responsável pedagógico pela turma, tem uma visão geral do coletivo e específica de cada estudante.
- Avaliação do grupo a cada estudante: cada integrante do grupo avalia cada um dos seus colegas. A visão do outro em relação ao trabalho desenvolve a capacidade de aprender a fazer e aceitar as críticas ao trabalho próprio.
- Autoavaliação: é uma ferramenta muito importante para assumir responsabilidade pelas ações e compromissos de mudança.
- Avaliação do relatório e da apresentação: representam os produtos do trabalho, que deverão explorar a dedicação ao trabalho, a explanação dos métodos, resultados e interpretações sobre os problemas estudados.
A Nota Final (NF) de cada estudante corresponde à somatória da Nota da Avaliação Parcial (N1) e Nota da Avaliação Final (N2), como segue:
N1 – 30% (avaliação parcial)
N2 – 70% (avaliação final)
NF= N1+N2
Cada uma das notas pode ser calculada conforme a estratégia proposta pela CoC-CB, contemplando os pesos definidos para cada um destes componentes:
NIT (Nota Individual da/o Tutora/tor) – Peso 10
NTR (Nota Tutora/tor Relatório) – Peso 5
NIA (Nota Individual à/ao Estudante) – Peso 1
NGA (Nota do Grupo à/ao Estudante) – Peso 1
MNP (Média das Notas das/os Tutoras/es à Apresentação) – Peso 3
TOTAL DOS PESOS = 20
Cronograma RP I – 2024
(Geral, sem datas especificas *)
Aula | Datas | Atividades |
Aula 1 | Recepção aos calouros | |
Aula 2 | Apresentação de RP, integração dos cursos, discussão dos temas | |
Aula 3 | Escolha final do tema da sala e início dos trabalhos nos pequenos grupos | |
Aula 4 | Trabalhos em pequenos grupos: Apresentação de textos e leituras realizadas pelos alunos; Aproximação à temática a ser estudada; Elaboração dos problemas. | |
Aula 5 | Semana Santa: não haverá aula | |
Aula 6 | Trabalhos em pequenos grupos: Mapeamento e busca de informações sobre os problemas; Elaboração de hipóteses, se for o caso; Definição das estratégias para responder ao problema | |
Aula 7 | Trabalhos em pequenos grupos: Elaboração do projeto. | |
Aula 8 | Trabalhos em pequenos grupos: Elaboração da apresentação | |
– | Seminário de socialização: entrega e apresentação do Projeto Científico | |
Aula 9 | Feriado Dia do Trabalho | |
Aula 10 | Trabalhos em pequenos grupos: Auto- avaliação e avaliação dos colegas; Desenvolvimento de estudos e pesquisas; Refinamento da pesquisa | |
Aula 11 | Trabalhos em pequenos grupos: coleta de dados | |
Aula 12 | Trabalhos em pequenos grupos: análise dos dados | |
Aula 13 | Trabalhos em pequenos grupos: análise dos dados | |
Aula 14 | Trabalhos em pequenos grupos: relatório final | |
Aula 15 | Trabalhos em pequenos grupos: preparação da apresentação | |
Aula 16 | Seminário interno de socialização dos resultados e entrega do relatório final | |
Aula 17 | Trabalhos em pequenos grupos: Discussão, avaliação individual/grupo. Entrega das notas pelos alunos |