Mestrado e Doutorado em Gerontologia

Contato: gerontologia-each@usp.br

Coordenação

Descritivo do Programa

O programa de Pós-Graduação em Gerontologia apresenta uma área de concentração e duas linhas de pesquisa. Esta única área se justifica a partir do entendimento que as linhas e os projetos que a integram partilham, entre si, três pressupostos:
1) o envelhecimento é um processo natural e contínuo que implica em um conjunto de transformações biopsicossociais que ocorre com o passar do tempo em todos os seres humanos;
2) o envelhecimento é único, individual e heterogêneo, sendo influenciado pela interação entre fatores internos e externos; e
3) o envelhecimento ativo e bem-sucedido depende não só de ações nas áreas da saúde e social, mas em outros setores (educação, economia, trabalho, segurança, entre outros).

Assim, esta área abrange o envelhecimento nas suas diferentes vertentes e características, de forma a atender as necessidades dos idosos, além de preparar e educar a sociedade para enfrentar os desafios do envelhecimento populacional e para promover o envelhecimento bem-sucedido.

As atuais linhas de pesquisa são: Envelhecimento Saudável e Envelhecimento Sustentável.

Docentes Credenciados

Anais de Eventos Realizados

Horários de Aulas

Relatório Semestral

2º semestre de 2025 – data de entrega 20/01/2026

Credenciamento e Recredenciamento de Docentes

Processo Seletivo - ingresso de alunos regulares

Passos anteriores à inscrição:

  1. Identificar, no site do Programa, os(as) orientadores(as) vinculados(as) a uma das linhas de pesquisa;
  2. Consultar o Currículo Lattes dos(as) orientadores(as) para conhecer os temas de pesquisa desenvolvidos por cada um(a);
  3. Entrar em contato com o(a) possível orientador(a) cujo campo de atuação mais se aproxime de seus interesses de pesquisa, encaminhando seu Currículo Lattes para o e-mail institucional disponível em: http://www5.each.usp.br/docentes/. Recomenda-se verificar a disponibilidade e o interesse do(a) docente em orientar o pré-projeto de pesquisa;
  4. Obter a carta de aceite de orientação junto ao(à) orientador(a) pretendido(a);
  5. Estar ciente de que a carta de aceite não implica aprovação no processo seletivo;
  6. Além de atender às exigências previstas no edital, para que a inscrição seja homologada, é necessário que o(a) futuro(a) orientador(a) apresente à Comissão Coordenadora do Programa (CCP) uma proposta de seleção referente ao(à) candidato(a).

Processo Seletivo - MESTRADO

Processo Seletivo DOUTORADO

Documentos do Processo Seletivo

Proficiência

Aluno Especial

Disciplinas

Bolsa Capes