- V Seminário de Internacionalização da EACH discutiu caminhos da cooperação acadêmica internacional
- EACH e Secretaria de Estado organizam o Concurso de Moda Inclusiva 2024 - veja o edital
- Visita monitorada traz estudantes de 12 escolas para a EACH
- EACH sedia o XXI Seminário da ANPTUR de 2024
- Professores da EACH/USP são convidados para opinar sobe o uso de IA pelo Poder Judiciário Brasileiro
Histórico
Em 2001, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas – CRUESP, elaborou um estudo sobre a situação do ensino superior no Estado de São Paulo e sobre as possibilidades de expandir a oferta de vagas no sistema público. Dentre as propostas apresentadas, deu-se destaque para a criação de novos campus e novas unidades em espaços pertencentes às próprias Universidades ou ao Estado. Como apoio a essa iniciativa, o governo estadual criou um programa específico de expansão do ensino superior público paulista.
Em maio de 2002, o Reitor da USP constituiu um Grupo de Trabalho incumbido de avaliar a possibilidade e a conveniência da implantação de um novo campus na cidade de São Paulo. Como idéia inicial, optou-se pela zona leste da cidade, uma região de 4 milhões de habitantes, cuja necessidade desse tipo de serviço público especializado é por demais conhecida, tanto é que há um forte movimento das suas comunidades que se organizaram para debater e discutir as questões da educação pública em geral.
Após um intenso trabalho, envolvendo discussões entre a própria Universidade e as organizações comunitárias da zona leste, obteve-se um relatório final desse grupo, que recomendou enfaticamente a concretização do projeto de criação de um novo espaço universitário da USP, na zona leste, destacando que o mesmo representaria uma rara oportunidade para a USP ampliar o acesso da população à sua reconhecida excelência seja no ensino e na pesquisa, seja nas atividades de extensão, além de poder atender aos desafios da inovação, no contexto das comemorações dos seus 70 anos.
No início de 2004, foi apresentado pela Reitoria da USP um projeto básico do novo campus e da nova unidade ao Governo Estadual que, aprovado, foi incluído no referido plano de expansão, com uma previsão específica de recursos orçamentários. Decidiu-se, ainda, que o projeto seria implantado na região leste da capital de São Paulo, em área disponível do Parque Ecológico do Tietê, situado em Ermelino Matarazzo às margens da Rodovia Ayrton Senna e próximo do Aeroporto Internacional de Guarulhos.