Egressos da EACH marcaram presença na COP28, em Dubai

Postado em 08 de abril de 2024

A 28ª edição da Conferência das Partes (COP28) ocorreu nos Emirados Árabes, em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023. Esta conferência, realizada anualmente, é a maior e mais significativa sobre o clima global, reunindo 198 partes, que incluem 197 países e a União Europeia, todos signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Dentre as diversas pessoas presentes na COP 28 pautando e discutindo sobre a mudança climática em suas diversas agendas (adaptação, perdas e danos, mitigação, etc.), tivemos a presença de egressos da EACH junto às organizações e/ou projetos que atuam, assim como, na COP27. Abaixo você pode conhecer melhor sobre a atuação de cada egresso:

JP AMARAL, 37 anos, Bacharel em Gestão Ambiental, formado em 2010

É gerente de Natureza do Instituto Alana e foi líder da delegação da organização na COP28. Com o foco nos direitos das crianças e adolescentes, o Instituto promoveu a campanha COP das Crianças, incidindo para que a COP inclua as crianças nas negociações climáticas, seja pela sua participação direta ou em suas decisões, com um plano de ação específico para elas. O Alana também produziu uma série de filmes, “The Important Stuff”, com vozes das crianças de 12 países que foram exibidos em diferentes plenárias de lideranças e de negociações da COP.

VICTÓRIA RAMPAZZO, 26 anos, Bacharel em Gestão Ambiental, formada em 2019

Participou da COP28 representando a empresa que trabalha atualmente como Consultora Sênior ESG, a KPMG Portugal, diante do programa de juventude, Leaders 2050 (Next Gen). O programa tem intuito de empoderar jovens diante de pautas como neutralidade carbónica e liderança. Como Youth Leader da Coalizão Ação Feminista por Justiça Climática do Fórum Geração Igualdade da ONU Mulheres, palestrou em um evento sobre Gênero e Ação Climática no Pavilhão Nórdico, pautando uma transição justa para uma economia de baixo carbono através da entrega de recomendações da juventude aos tomadores de decisão da região nórdica e báltica.

JOSÉ MATEUS, 28 anos, Bacharel em Gestão Ambiental, formado em 2019

Selecionado para Coordenação da Delegação da ONG Engajamundo na COP28. Composta por mais 13 jovens de diversas regiões do Brasil com a representação  majoritariamente de mulheres (quase 60%), de pessoas pretas e indígenas (quase 80%), PcD e LGBTQIAP+. A Delegação trabalhou com advocacy, comunicação e ativismo nas agendas sobre Transição Energética Justa, Educação Climática e Defesa de Defensores (Acordo de Escazú) em eventos, reuniões, ações, redes sociais e em entrevistas, como por exemplo na matéria da ONU News, pelo jovem indígena do povo Kaiabi yudja, no Xingu, Reudji Kaiabi.

ISABELLA MONDINO, 28 anos, Bacharel em Gestão de Políticas Públicas e Mestranda em Sustentabilidade

Fez parte da delegação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) na COP28, representando empresas de diversos setores comprometidas com a agenda climática. Na Conferência, atuou com a elaboração de conteúdo técnico e na coordenação de eventos voltados à discussão da regulamentação do mercado de carbono no Brasil e do artigo 6º do Acordo de Paris. Também organizou e participou de diversos encontros com lideranças para discutir as oportunidades e perspectivas para a COP30, que será sediada no Brasil.

FILIPE GUIMARÃES GRAÇA, 30 anos, Bacharel em Gestão Ambiental (2016), Bacharel em Marketing (2020)

Esteve na COP28 representando o Cubo ESG, hub do Cubo Itaú, instituição da qual faz parte e lidera a área de Corporates. O hub tem como premissa concentrar o maior número de soluções tecnológicas para descarbonização, denominada iniciativa NetZero. Dentre os outros nove hubs setoriais do ecossistema de inovação do Cubo (mais relevante hub de inovação da América Latina). Também participou como painelista durante evento do Pacto Global da ONU, que discutiu a descarbonização do setor marítimo e inovações para preservação.

MATHEUS BASTOS, 29 anos, Doutorando em Sustentabilidade

Integrou a delegação negociadora do Brasil na COP 28 e coordenou os 133 países em desenvolvimento que compõem o Grupo dos 77 e China (G77/China) sobre financiamento climático. Em 2023, foi o representante brasileiro no Comitê de Transição responsável pela criação do novo fundo de perdas e danos, um dos principais resultados da COP de Dubai.

Caso seja egressa(o) da EACH e tenha participado da COP 28 também envie um e-mail para josemateuspr@gmail.com, victoria.rampazzo@gmail.com contando suas impressões e sua atuação dentro do evento.

*Com informações dos egressos da EACH