Professora da EACH lança obra sobre censura a livros no governo Bolsonaro

Postado em 28 de setembro de 2023

O livro Resistência – leitores, autores, livreiros, editores e censura a livros no Brasil de 2019 a 2022 é a mais nova obra lançada pela professora Sandra Reimão, do curso de Marketing da EACH/USP. A publicação aborda ações de censura a livros no Brasil durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. Por censura a livros entendem-se, neste estudo, atitudes que busquem limitar atividades de autores, editores, distribuidores, livreiros, leitores, ou seja, ações que busquem cercear atividades de agentes do circuito de produção de livros.

Além da professora da EACH, são também autores da obra João Elias Nery e Flamarion Maués. O livro pode ser acessado no portal de livros abertos da USP.

As ações de censura elencadas no livro foram noticiadas por jornais e revistas de ampla abrangência, e os autores buscam analisá-las no contexto histórico do país. Os autores destacam que, devido à proliferação da ideologia autoritária na sociedade brasileira no período, muitos outros casos devem ter ocorrido e não chegaram a virar notícia ou só tiveram repercussão local.

Os diversos casos de censura a livros referidos neste estudo demonstram que proliferaram no Brasil entre 2019 e 2022 atitudes intolerantes e autoritárias que se somavam e tentavam construir uma cultura de vigilância e uma censura moralista, negacionista em relação à ciência e desrespeitosa quanto aos direitos humanos e à diversidade sexual, racial e religiosa. Por outro lado, no mesmo período, vozes da resistência também se fizeram presentes de forma contundente e eficaz.

O livro Resistência…  enfoca ações de defesa da liberdade, da produção e da circulação de livros, da cultura, da ciência e do conhecimento que ocorreram neste período. Essas ações de resistência vieram de diversos segmentos sociais e de organizações de diferentes perfis incluindo leitores, autores, livreiros e editores, como indica o subtítulo do livro.

Destacando ações de resistência, ao final do volume, como anexo, são reproduzidos doze manifestos/abaixo-assinados em defesa das liberdades democráticas e da livre circulação de ideias e livros, entre eles, a carta aberta assinada por mais de 2 mil artistas e intelectuais publicada no jornal inglês The Guardian em 7 de fevereiro de 2020 com o título “Democracy and freedom of expression are under threat in Brazil/ Democracia e Liberdade de Expressão sob ameaça no Brasil”, e o manifesto “Em defesa do livro” assinado por oito entidades do setor livreiro nacional em 5 de agosto de 2020.

 

Título: Resistência – leitores, autores, livreiros, editores e censura a livros no Brasil de 2019 a 2022

Autores: Sandra Reimão, João Elias Nery e Flamarion Maués

Editora: Edições EACH-USP

Ano da edição: 2023

Número de páginas: 100

Portal: Portal de livros abertos da USP

Link para acesso do livro

 

 

*Com informações da professora Sandra Reimão