- EDITAL - Seleção de Graduados 2026
- O Programa USP 60+ EACH consolida mais um ano com resultados positivos
- Curso de difusão: Práticas e ferramentas para gestão da sustentabilidade ambiental na indústria e na agroindústria
- Projeto coordenado por professora da EACH ganha primeiro lugar no Prêmio de Impacto Social da USP
- RESULTADO FINAL - Transferência Interna - Graduação - EACH - 2026
Ações da Comissão de Inclusão e Pertencimento
No dia 30/05/2025, foi realizado o curso ministrado pela Profa. María Elena Infante-Malachias (EACH-USP), abordando o Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) e práticas inclusivas na educação superior. A 2ª edição do curso aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de julho.
Materiais de apoio
Gibi para pais e familiares:
https://www.afip.com.br/dona-ciencia-edicao-59/
Artigo recente sobre o tema:
https://periodicos2.uesb.br/aprender/issue/view/634
Todos os banheiros da EACH receberam sinalizações inclusivas, reforçando o respeito às identidades de gênero:
- “Banheiro trans-inclusivo”: uso conforme identidade de gênero.
- “Banheiro para todos os gêneros”: uso universal e acessível
Observação: alguns banheiros do prédio CB estão em reforma.
Esta é uma importante ação de inclusão e pertencimento, respaldada por legislação pertinente (em consonância com a Constituição Federal do Brasil e normas estaduais e interna à USP).
A escola se coloca à disposição para dialogar sobre a importância dessa implementação. Em paralelo, os adesivos informativos sobre AIDS que estavam no interior dos banheiros estão sendo removidos, para atualizar a informação.
A parceria com o Centro Laura Vermont traz uma unidade móvel ao campus mensalmente, com apoio psicossocial, jurídico e pedagógico à comunidade LGBTQIAPN+.
- Enfrentamento à violência LGBTfóbica
- Promoção de direitos e cidadania
- Encaminhamentos especializados
O suicídio é um tema desafiador para a sociedade e também para as instituições de saúde e educação. Muitas vezes, seu manejo oscila entre o silêncio e ações pontuais, como as realizadas apenas no “Setembro Amarelo”. Além disso, a abordagem hegemônica tende a psicopatologizar a saúde mental, deixando de lado dimensões sociais, políticas, culturais, institucionais e interseccionais que influenciam o sofrimento humano.
Com o objetivo de ampliar esse debate, realizamos o Seminário “Diálogos sobre Suicídio na Universidade” no dia 22 de agosto, das 09 às 17h. O encontro foi um espaço de partilha de saberes e práticas que buscou refletir sobre o fenômeno e explorar possibilidades de prevenção e pósvenção no contexto universitário.
Local: EACH-USP
Público: Comunidade USP (especialmente pessoas ligadas às questões de saúde mental, inclusão e pertencimento) e demais interessados(as/es), de dentro ou fora da USP.
A gravação da transmissão do evento está disponível no YouTube: clique aqui para assistir.
Nos dias 2 e 3 de setembro, a EACH recebeu o mestre Francisco Tomé — conhecido como mestre Bigo em São Paulo e mestre Francisco 45 na Bahia — para uma oficina de confecção de berimbau, instrumento central da capoeira Angola. A atividade, realizada por meio de Portaria da PRIP, reuniu 20 participantes entre estudantes e funcionários da EACH, integrantes do projeto de Capoeira Angola da CIP.
Aos 8 anos de idade, em 1954, mestre Bigo iniciou-se na capoeira Angola na academia de mestre Pastinha e, passados 71 anos, segue ativo na prática e no ensino. Sua presença foi uma oportunidade de aprendizado, cuidado e valorização de saberes tradicionais, fortalecendo a luta contra o epistemicídio e a promoção da diversidade de conhecimentos em nossa escola.
Esse tema dialoga diretamente com a reflexão do professor Valdinei no Jornal da USP, que destaca a importância da inclusão dos saberes ancestrais como caminho de pertencimento e resistência. Convidamos a leitura completa em: A inclusão do saber ancestral nos caminhos do pertencimento
A Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) realizaram, nos dias 1º a 3 de dezembro, o Festival de Arte e Cultura.
Com uma programação diversificada, o evento reuniu atividades artísticas, culturais e de integração que foram abertas a toda a comunidade.
Agradecemos a todos e todas que participaram e prestigiaram as atrações na EACH, celebrando a arte e a cultura como ferramentas de inclusão e pertencimento.
No dia 13 de novembro, a comunidade da EACH-USP se reuniu no Auditório Vermelho para a Mostra “EACH 20 anos: Inclusão e Pertencimento”. O evento contou com 14 apresentações artísticas e culturais, oficinas e um café comunitário, celebrando a trajetória da CIP-EACH e reforçando o compromisso da unidade com a diversidade e o acolhimento.

O projeto da Sala de Amamentação foi concluído e os equipamentos estão chegando! Com as novas instalações, a sala terá uma estrutura completa e estará em breve totalmente pronta e confortável para atender as famílias e receber os bebês da comunidade EACH-USP.
No dia 27 de novembro, a CIP realizou o evento “Vozes Negras na Pesquisa da EACH”, no Auditório Vermelho, em celebração ao Dia da Consciência Negra. O objetivo foi apresentar e valorizar a pesquisa desenvolvida por pessoas negras da comunidade, destacando suas trajetórias e metodologias.
O evento também deu início ao processo participativo para a criação de dois documentos: o Anuário da Pesquisa com Temática Racial e o Anuário de Pesquisadores(as) Negros(as) da EACH, consolidando o compromisso da CIP-EACH com a equidade e o reconhecimento. A iniciativa foi divulgada em notícia institucional, disponível em: EACH celebra protagonismo negro no “II Vozes Negras na Pesquisa”.
Pretende-se, ainda, que o evento passe a integrar o calendário oficial da Escola nos próximos anos, ampliando a visibilidade de pesquisadores(as) e fortalecendo ações permanentes de valorização da diversidade acadêmica.
Em parceria com a CPTM, a CIP e a CCEx promoveram importantes ações de extensão e inclusão:
- Apresentação Cultural (01 de Outubro): O Coral USP 60+, da EACH, realizou uma apresentação especial na CPTM em celebração ao Dia do Idoso, reforçando o protagonismo das pessoas idosas em atividades culturais.
- Educação em Saúde da Mulher (06 de Novembro): Estudantes de Obstetrícia realizaram uma ação na Estação Tatuapé, abordando temas cruciais como amamentação, saúde reprodutiva e combate à violência contra a mulher.
- Conscientização sobre AIDS: No dia 01 de dezembro nossa escola realizou uma importante ação de conscientização sobre a AIDS, em parceria com a CPTM. Este tema será aprofundado nos nossos próximos boletins, em 2026.















