- Programa de Pós-Graduação em Gerontologia recebe visita de professor da Universidade de Lille
- Observatório de Atividades Educativas em Saúde da EACH amplia rede internacional com atividades na Espanha
- Coordenadora do Colab-USP participa de fórum internacional sobre Justiça Aberta em Honduras
- EACH lança livro sobre atividades físicas com acesso gratuito online
- Manifestação de Repúdio da Congregação da EE, EERP e curso de Obstetrícia da EACH-USP Referente à Resolução nº 2.416/2024 do Conselho Federal de Medicina
EACH – Estação de Autochecagem do Turnitin
O Turnitin é uma ferramenta que auxilia na integridade em pesquisa, facilitando a detecção de similaridades e contribuindo na prevenção de plágio. É oferecido pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo – ABCD.
Como conseguir a senha do Turnitin:
- Professores da pós-graduação da EACH devem enviar e-mail solicitando diretamente a senha para: integridade.academica@abcd.usp.br. Após realizarem o cadastro, os mesmos conseguem matricular seus próprios alunos e analisar os textos referentes às dissertações e/ou teses.
- Professores de graduação, funcionário e/ou alunos da graduação da EACH: devem fazer inscrições diretamente na Estação de Autochecagem Turnitin. Após as inscrições, os mesmos devem aguardar o envio da senha, que será feito a priori às sextas-feiras.
- Estudantes de pós-graduação da EACH: é recomendado que cada estudante solicite a matrícula (senha de acesso) ao seu orientador. Caso não seja possível, os mesmo podem também fazer a inscrição diretamente na Estação de Autochecagem Turnitin.
Diferenças entre as senhas de professores da pós-graduação e senhas da Estação de Autochecagem Turnitin:
Usuários inscritos pela estação de autochecagem poderão gerar até no máximo 3 relatórios por dia. Os usuários também podem imprimir um recibo e baixar um relatório de similaridade em formato PDF. A Estação de Autochecagem Turnitin está customizada para não registrar os trabalhos em caráter definitivo.
Professores de pós-graduação têm recursos adicionais comparados à Estação de Autochecagem Turnitin, possibilitando o uso da plataforma na sua integralidade. Estes poderão incluir seus próprios alunos e ter acesso direto aos seus trabalhos. A ferramenta oferece, além do relatório de similaridades, outros recursos de leituras e notas que facilitam a orientação.
Opções de customização do sistema para professor da pós-graduação
Ao criar uma aula e um trabalho, é necessário customizar o sistema com as opções:
- Gerar relatórios de similaridades para envios? Sim
- Gerar relatórios de similaridades para envios dos alunos – Imediatamente (pode substituir até a data de entrega)
- Permitir que os alunos visualizem relatórios de similaridades? Sim
- Enviar documentos para: Sem depósito (Atenção! A opção “com depósito” faz o registro definitivo do texto, logo, em uma checagem futura do mesmo material, a similaridade será de 100%)
- Para informações detalhadas sobre o uso do Turnitin, acesse o tutorial: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/3565/turnitin2017_tutorial_final20170214.pdf
Para treinamentos relativos ao uso e customização da plataforma, agende um horário pelo e-mail: biblioteca-each@usp.br
Outros Links e informações importantes:
Entenda facilmente como funciona o Turnitin, assistindo três vídeos especialmente preparados pela equipe da Biblioteca do Conjunto das Químicas:
- Como utilizar o serviço de autochecagem: https://www.youtube.com/watch?v=V0SWIZFwQag&list=PL6EXDmpZ9qD3xIVOc0_6qK0YbJ8f8BHrL&index=2
- Diferenças entre plágio e similaridade: https://www.youtube.com/watch?v=2RRkE7m89jU&list=PL6EXDmpZ9qD3xIVOc0_6qK0YbJ8f8BHrL&index=1
- Explicações sobre o relatório de similaridade: https://www.youtube.com/watch?v=Yy1qf8fVDUM&list=PL6EXDmpZ9qD3xIVOc0_6qK0YbJ8f8BHrL&index=4
- Exemplos de tipos de plágios mais frequentes: Clique aqui.
Agradecimentos:
Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas