Ex-aluna da EACH se destaca como técnica da Seleção Paralímpica de Natação e celebra conquistas em Paris 2024

Postado em 11 de setembro de 2024

Gabriele Bonfim, formada em Educação Física e Saúde pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH/USP) em 2016, é um exemplo de sucesso e dedicação profissional. Atualmente técnica da Seleção Paralímpica Brasileira de Natação, Gabriele teve um papel fundamental nas conquistas da equipe em Paris 2024, evidenciando a importância do seu percurso acadêmico e profissional.

Desde os tempos de graduação na EACH, Gabriele desenvolveu uma paixão pela combinação entre teoria e prática na natação. “Foi na graduação que tudo começou”, destaca. A ex-atleta profissional encontrou na EACH a base teórica que faltava à sua prática esportiva. “O contato que tive com os professores e tudo o que aprendi me ajudaram a chegar onde estou hoje. Sou muito grata a todos os professores que fizeram parte do meu curso na USP”, conta Gabriele, reforçando o impacto positivo da sua formação na trajetória como técnica.

Gabriele Bonfim possui um currículo extenso nas Paralimpíadas. Sua primeira participação foi nos Jogos do Rio 2016, quando ainda era estagiária e auxiliava os técnicos na beira da piscina, cuidando da organização dos treinamentos e competições. Na edição de Tóquio 2021, já formada pela EACH e com uma especialização, ela atuou como auxiliar técnica. Paris 2024 marca sua estreia como técnica da seleção, coroando anos de dedicação e estudo. “Foi fruto de muito trabalho para evoluir e estar onde estou hoje”, ressalta.

Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a rotina de Gabriele foi intensa. “Acordamos muito cedo para as eliminatórias pela manhã e seguimos para as finais à tarde. São 10 dias intensos, mas é uma rotina gratificante e bem gostosa, apesar da pressão de representar nosso país”, descreve. A técnica também destaca a importância do trabalho coletivo: “Eu auxilio outros atletas e técnicos para que todos tenham a melhor performance possível!”

Entre os atletas que Gabriele treina está Lídia Vieira da Cruz, que teve um desempenho notável em Paris, conquistando três medalhas de bronze: no revezamento 4×50 livres misto, ao lado dos atletas Patrícia Pereira, Daniel Mendes, Samuel Oliveira e Talisson Glock, nos 50m costas, e quebrando o recorde das Américas nos 150m medley SM4 com o tempo de 2min57s16. A natação brasileira brilhou nos Jogos de Paris, conquistando um total de 26 medalhas, contribuindo significativamente para o Brasil terminar em quinto lugar no quadro geral, com um total de 89 medalhas.

Gabriele ao lado da atleta Lídia Vieira após conquista do bronze nos 150m medley. Foto: Arquivo Pessoal

Para Gabriele, o segredo para o sucesso está na dedicação e no aproveitamento das oportunidades oferecidas durante a formação acadêmica. Seu conselho para os estudantes que sonham com grandes conquistas é claro: “Aproveitem ao máximo tudo o que é oferecido no curso de Educação Física e Saúde, as oportunidades da USP e o conhecimento dos professores. Se vocês possuem um sonho, corram atrás, busquem, trabalhem duro para conquistar seus objetivos profissionais. Se especializem na área que vocês gostam e vocês chegarão lá! É quebrar barreiras e chegar lá.”

A trajetória de Gabriele Bonfim mostra que o conhecimento aliado à prática e dedicação pode abrir portas para realizações extraordinárias no cenário esportivo mundial.