Observatório de Atividades Educativas em Saúde da EACH amplia rede internacional com atividades na Espanha

Postado em 08 de novembro de 2024

Entre os dias 22 de setembro e 23 de outubro de 2024, a professora Eunice Almeida da Silva da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) participou de uma série de atividades de internacionalização na Universidad de Salamanca, na Espanha. A iniciativa tem como objetivo central fortalecer a rede internacional do projeto “Observatório de Atividades Educativas para Profissionais dos Sistemas Públicos de Saúde”, do qual a professora Eunice é coordenadora, voltado para o monitoramento e a avaliação da formação de profissionais de saúde na Atenção Básica.

O Observatório é fruto de uma colaboração firmada em 2020 entre a EACH/USP e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, com o propósito de monitorar e avaliar a formação permanente dos profissionais de saúde das seis Coordenadorias Regionais de Saúde de São Paulo. Em 2021, o projeto alcançou dimensão internacional com a aprovação da Fundación Carolina, na Espanha, para expansão na província de Jaén, em parceria com a Universidad de Jaén (UJA). A partir disso, foram realizadas atividades em Jaén, com o intuito de conhecer e discutir indicadores para monitoramento e avaliação da educação permanente em saúde.

Essa etapa foi bem-sucedida e resultou em um convênio formalizado em 2022 entre a EACH/USP e a UJA, permitindo a continuidade do projeto e possibilitando intercâmbios acadêmicos entre estudantes e docentes, além da realização de eventos conjuntos. Em 2023, o I Encontro Internacional sobre Avaliação e Monitoramento em Educação Permanente em Saúde, promovido pelo Observatório, reuniu gestores da rede de Atenção Primária de São Paulo e docentes estrangeiros, incluindo professoras da UJA.

Durante a mais recente atividade na Universidad de Salamanca, foram realizadas reuniões para coleta de dados do projeto, visando adequá-lo ao contexto específico dos serviços de saúde e da formação em Enfermagem na universidade espanhola. Além disso, uma possível nova parceria foi estabelecida com a Universidad de Cádiz, que demonstrou interesse em integrar a rede internacional do Observatório e desenvolver o projeto entre 2025 e 2026.

Esse trabalho em rede busca não apenas fortalecer as trocas acadêmicas, mas também contribuir para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com ênfase no ODS-3, referente à Saúde e Bem-Estar. A experiência de internacionalização do Observatório, que já integra publicações e eventos, reflete o compromisso da USP com a formação de profissionais de saúde qualificados e o desenvolvimento de políticas de saúde sustentáveis e globais.