Gestão de Resíduos

Visando atender a solicitação “Detalhamento do Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, inclusive resíduos da construção civil, considerando a construção das edificações e a operação do empreendimento”, da CETESB, para a Renovação da Licença de Operação, em 2017 foi criado o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos do Campus USP Área Capital-Leste (PGRS USP Leste).

Este plano define e padroniza os procedimentos operacionais a serem adotados em todas as etapas de gerenciamento dos resíduos sólidos do campus, incluindo a segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta e transporte, triagem, tratamento, valorização, destinação ou disposição final.

Para além de um instrumento de gerenciamento, o plano é também uma iniciativa de realizar o planejamento e aprimoramento contínuo do manejo dos resíduos gerados na USP-Leste, visando à obtenção de um campus cada vez mais sustentável e com menor impacto socioambiental atrelado.

O PGRS USP Leste pode ser encontrado aqui.

O controle e a minimização dos riscos ao meio ambiente e à saúde humana, relacionados aos resíduos gerados no campus, também têm sido o foco da comunidade da USP Leste e, por isso, paralelamente à criação do PGRS, diversos projetos vêm sendo continuamente desenvolvidos no campus propondo o aprimoramento da segregação, bem como a eliminação e diminuição do volume dos resíduos gerados. Estes projetos contam com a participação de docentes, funcionários e discentes da USP Leste e também com a inclusão da comunidade externa.