- Projeto liderado por docente da EACH recebe Prêmio por iniciativa de Letramento Climático
- Edital EACH/CCEx 11/2025 - Fomento às Atividades de Cultura e Extensão
- Transferência Externa 2025/2026
- EACH celebra seus 20 anos de história e inovação no ensino superior
- Aula Inaugural marca o início do ano letivo de 2025 para o Programa USP 60+ da EACH
Como acessar os serviços de TI fora da USP
Grande parte dos serviços são acessados normalmente, no entanto, alguns necessitam de alguma técnica específica.
Veja abaixo item por item:
Acesso aos artigos e periódicos das bibliotecas da USP.
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo atende ocorrências relacionadas ao e-mail USP, G-Suite, senha única e Sistemas USP, dentre outros.
Para abrir um chamado, acesse o Portal de Atendimento da STI/USP.
Existe um tutorial que explica o procedimento de conexão com o servidor disponível em
http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2015/12/tutorial-ssh.pdf.
O Tutorial apresenta o software SSH –Secure File Transfer, todavia, é possível utilizar qualquer outro de sua preferência, como o FileZilla, por exemplo.
O acesso ao Painel para atualização do Portal da EACH é feito na página abaixo:

No entanto, para realizar um acesso externo à rede da USP é necessária a utilização da VPN-USP. Veja como configurar a VPN no link abaixo:
A Biblioteca da EACH mantém uma página para divulgação de tutoriais de muitos de seus serviços.
Acesse http://www5.each.usp.br/biblioteca-tutoriais/ para mais informações.
A carteirinha da USP agora é digital. Ela substitui a carteirinha física, que ainda continua valendo em todas as situações, e pode ser usada como sua identificação na USP. Com ela você terá acesso aos restaurantes e bibliotecas. Você pode também gerenciar todas as suas carteirinhas se tiver mais do que uma.
Esse aplicativo utiliza conexão de dados do celular ou rede Wi-Fi. Consulte sua operadora sobre os custos.
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo disponibilizou uma série de novos FAQ´s com tutoriais para configurações de Aplicativos para Conferência Web.
Para criar ou gerenciar sua senha única e e-mail institucional, acesse https://atendimentosti.usp.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQZoom;ItemID=270
Acessem a página Eleições EACH para acompanhar as eleições em andamento e encerradas na EACH.
O Ágora é um sistema licenciado pela EACH que permite a realização de consultas, eleições e votações online.
O responsável é a Assistência Acadêmica. Para utilização do sistema é necessário solicitar àquela Assistência.
Um hub temporário de informações e ferramentas para ajudar os professores durante a crise do coronavírus (COVID-19).
Acesse Ensine em Casa.
Explore a FAQ da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP para saber as respostas das perguntas mais frequentes:
Permite que os usuários gerenciem listas de e-mail para troca de mensagens ou distribuição de mensagens.
Acesse https://servicos.sti.usp.br/listas/ para informações gerais, criação de lista etc.
Para as principais listas da EACH, também é possível contactar seus administradores:
As recargas dos créditos poderão ser realizadas mediante boleto pelo sistema RUCARD (sistemas.usp) ou pelo aplicativo Cardápio USP:
Todos os serviços da STI estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, excetuando-se manutenções programadas na Central de Serviços de TI e Suporte Técnico.
Todos os Sistemas da EACH podem ser acessados de qualquer equipamento conectado à internet sem a necessidade do uso da VPN.
Os sistemas internos (tais como Ágora, Calisto, Fórcis, Orfeu, Reserva de Espaços e Saturno) podem ser acessados na página abaixo:
Os Sistemas USP (Janus, Júpiter, Marte, Mercúrio etc) devem ser acessados através do endereço https://uspdigital.usp.br/wsusuario/.
Uma lista de comandos sobre a telefonia do campus e como utilizá-los pode ser acessada em Comandos Telefonia.
Para conectar a VPN USPnet (necessária para acessar o Painel do Portal da EACH, revistas científicas, FTP etc.), clique aqui, selecione seu sistema operacional e siga as instruções do tutorial.