Como acessar os serviços de TI fora da USP

Grande parte dos serviços são acessados normalmente, no entanto, alguns necessitam de alguma técnica específica.

Veja abaixo item por item:

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo atende ocorrências relacionadas ao e-mail USP, G-Suite, senha única e Sistemas USP, dentre outros.

Para abrir um chamado, acesse o Portal de Atendimento da STI/USP.

Existe um tutorial que explica o procedimento de conexão com o servidor disponível em
http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2015/12/tutorial-ssh.pdf.

O Tutorial apresenta o software SSH –Secure File Transfer, todavia, é possível utilizar qualquer outro de sua preferência, como o FileZilla, por exemplo.

O acesso ao Painel para atualização do Portal da EACH é feito na página abaixo:

http://www5.each.usp.br/wp-login.php
http://www5.each.usp.br/wp-login.php

No entanto, para realizar um acesso externo à rede da USP é necessária a utilização da VPN-USP. Veja como configurar a VPN no link abaixo:

A Biblioteca da EACH mantém uma página para divulgação de tutoriais de muitos de seus serviços.

Acesse http://www5.each.usp.br/biblioteca-tutoriais/ para mais informações.

A carteirinha da USP agora é digital. Ela substitui a carteirinha física, que ainda continua valendo em todas as situações, e pode ser usada como sua identificação na USP. Com ela você terá acesso aos restaurantes e bibliotecas. Você pode também gerenciar todas as suas carteirinhas se tiver mais do que uma.

​Esse aplicativo utiliza conexão de dados do celular ou rede Wi-Fi. Consulte sua operadora sobre os custos.​

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo disponibilizou uma série de novos FAQ´s com tutoriais para configurações de Aplicativos para Conferência Web.

Segue o Link:

Acessem a página Eleições EACH para acompanhar as eleições em andamento e encerradas na EACH.

O Ágora é um sistema licenciado pela EACH que permite a realização de consultas, eleições e votações online.

O responsável é a Assistência Acadêmica. Para utilização do sistema é necessário solicitar àquela Assistência.

Um hub temporário de informações e ferramentas para ajudar os professores durante a crise do coronavírus (COVID-19).

Acesse Ensine em Casa.

Explore a FAQ da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP para saber as respostas das perguntas mais frequentes:

Permite que os usuários gerenciem listas de e-mail para troca de mensagens ou distribuição de mensagens.

Acesse https://servicos.sti.usp.br/listas/ para informações gerais, criação de lista etc.

Para as principais listas da EACH, também é possível contactar seus administradores:

As recargas dos créditos poderão ser realizadas mediante boleto pelo sistema RUCARD (sistemas.usp) ou pelo aplicativo Cardápio USP:

Todos os serviços da STI estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, excetuando-se manutenções programadas na Central de Serviços de TI e Suporte Técnico.

Todos os Sistemas da EACH podem ser acessados de qualquer equipamento conectado à internet sem a necessidade do uso da VPN.

Os sistemas internos (tais como Ágora, Calisto, Fórcis, Orfeu, Reserva de Espaços e Saturno) podem ser acessados na página abaixo:

Os Sistemas USP (Janus, Júpiter, Marte, Mercúrio etc) devem ser acessados através do endereço https://uspdigital.usp.br/wsusuario/.

Uma lista de comandos sobre a telefonia do campus e como utilizá-los pode ser acessada em Comandos Telefonia.

Para conectar a VPN USPnet (necessária para acessar o Painel do Portal da EACH, revistas científicas, FTP etc.), clique aqui, selecione seu sistema operacional e siga as instruções do tutorial.