EACH sedia Workshop sobre Análise de Bases Documentais com professor Alexandre Abdo

Postado em 13 de junho de 2024

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) realizou um workshop inovador, intitulado “Colab-USP com Alexandre Abdo (Univ. Gustave Eiffel) – Análise de bases documentais assistida por métodos computacionais: formação ao uso da plataforma Cortext”. O evento ocorreu no final do mês de maio, no Laboratório de Informática, localizado no Ciclo Básico da EACH, e foi destinado a pós-graduandos e pós-doutorandos da Escola.

Organizado pela professora Gisele da Silva Craveiro, com apoio da CPqI e da CPG da EACH, o workshop abordou métodos de análise mista (quali-quantitativa) utilizando diversos tipos de arquivos documentais, como registros bibliográficos, textos jornalísticos, artigos acadêmicos, policy papers, publicações de mídias sociais, entrevistas e questionários.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre métodos inspirados na Sociologia da Tradução (também conhecida como Teoria Ator-Rede), análise co-word de Michel Callon, cartografia de controvérsias de Bruno Latour e métodos de Análise de Redes Sociais (SNA). Foram exploradas também redes sócio-semânticas, redes bibliométricas, redes de domínios-temas e suas extensões, além de técnicas de processamento de linguagem natural.

A plataforma Cortext, que foi a base das atividades práticas do workshop, oferece gratuitamente uma interface amigável e uma seleção de métodos validados por centenas de publicações acadêmicas. A ferramenta também oferece capacidade de cálculo e armazenamento necessárias para as análises, além de recursos para aquisição de dados relevantes.

Alexandre Abdo é professor no Laboratório Interdisciplinar Ciências Inovações Sociedades (LISIS) da Universidade Gustave Eiffel, na França. Com formação em ciência molecular e doutorado em física pela USP, Abdo possui uma trajetória abrangente na física estatística, informação em saúde e estudos sociais da ciência, tecnologia e inovação. Além de organizar cursos e encontros sobre ciência aberta e comuns, é membro do Garoa Hacker Clube em São Paulo e do CindaLab no Rio de Janeiro, integrando também a equipe do INCT Ciência Cidadã.

*Com informações da Comissão de Pesquisa da EACH.