Informática/Sistemas lança novo site dos serviços de TI da EACH e da USP

Postado em 25 de junho de 2024

A Seção de Informática/Sistemas da EACH/USP lançou recentemente seu novo site, marcando uma evolução na forma como os serviços de TI são apresentados e gerenciados. O novo portal reúne inovação tecnológica, conceitos avançados de design e usabilidade.

O desenvolvimento do site da Seção de Informática/Sistemas incorporou a utilização de inteligência artificial, sendo esse recurso fundamental para aprimorar a funcionalidade e a interatividade do portal.

Acesse o novo site da Seção Técnica de Informática

Outro aspecto tecnológico relevante é a hospedagem em um ambiente de cloud computing. Essa escolha não só garante maior segurança e escalabilidade, como também proporciona uma disponibilidade contínua dos serviços oferecidos, eliminando problemas de infraestrutura física.

Para uma gestão eficiente e baseada em dados, o novo site integra também ferramentas de analytics. Esses instrumentos são cruciais para monitorar o desempenho do portal, analisar o comportamento dos usuários e identificar oportunidades de melhoria.

Imagem: Reprodução/Sistemas EACH

“A principal motivação para o desenvolvimento do novo site foi a necessidade de centralizar os diversos serviços de TI da EACH e da USP em um único ponto de acesso”, explica o funcionário Antonio Carlos de Oliveira Macedo, desenvolvedor do novo site. Essa centralização facilita o acesso dos usuários a todas as informações e serviços disponíveis, promovendo uma gestão mais eficiente e integrada.

Além disso, o novo portal visa dar maior visibilidade à Seção de Informática/Sistemas, preservando e destacando sua história e contribuições para a comunidade acadêmica. “Modernizar as páginas e aprimorar o ranqueamento nos mecanismos de busca, como Google, também foram objetivos do projeto do novo portal”, enfatiza o funcionário Antonio Carlos.

Vale destacar que , em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o site foi desenvolvido com rigorosos padrões de segurança e privacidade. Todas as informações dos usuários são tratadas com o máximo cuidado, garantindo a proteção de dados sensíveis.

O design do novo portal prioriza a usabilidade, responsividade e a experiência do usuário. O layout intuitivo e os ícones visuais facilitam a navegação, tornando o acesso às informações e serviços mais rápido e eficiente. Já a valorização da marca EACH também foi um dos principais pilares do desenvolvimento. O design do site respeita a paleta de cores tradicional da instituição, reforçando a identidade visual e a presença da marca em todos os aspectos do portal.