Lab.Gov da EACH/USP aproxima-se dos egressos que atuam nos governos locais

Postado em 24 de fevereiro de 2022

O  Laboratório de Gestão Governamental (Lab.Gov) da EACH/USP, coordenado pelo professor Fernando Coelho, iniciou nesta semana a sua atividade de visita às prefeituras que mantêm, em suas equipes de trabalho, egressos e alunos do curso de graduação de Gestão de Políticas Públicas (GPP). Trata-se de uma ação de interlocução com  antigos alunos, que ocupam cargos de direção pública na gestão pública municipal, para se pensar programas de estágio e imersão, projetos de extensão e pesquisas aplicadas à resolução de problemas locais que podem referenciar iniciações científicas e trabalhos de conclusão de curso.

As duas primeiras visitas foram realizadas na última segunda-feira, dia 21 de fevereiro, nos municípios de São Vicente e Mogi das Cruzes. Pela manhã, em São Vicente, o professor Fernando Coelho e o pesquisador do Lab.Gov Renato Eliseu Costa, foram recebidos por seis egressos do curso, incluindo o prefeito Kayo Amado, a secretária de Planejamento Talita Correa, a secretária adjunta de Administração Helena Marcon, e o secretário adjunto de Planejamento Thiago Gimenes. Na oportunidade, além do diálogo sobre oportunidades de colaboração entre a universidade e a prefeitura, o professor Coelho participou da aula inaugural, em conjunto com a professora Úrsula Peres do OIPP da EACH-USP, de um curso de administração e finanças ofertado para funcionários públicos do município.

Em São Vicente, seis egressos de GPP receberam o professor Fernando Coelho e o pesquisador Renato Costa. Foto: Divulgação

Pela tarde, a equipe do Lab.Gov esteve na prefeitura de Mogi das Cruzes e foi recebida por cinco egressos e dois alunos de GPP, entre eles o secretário de Gestão Daniel Oliveira, o secretário adjunto de Gestão Jony Rodrigues, a secretária adjunta de Planejamento Larissa de Marco e a chefe de divisão Jéssica Silva. Além da reunião de integração com todos os ex-alunos e estudantes de GPP que trabalham na administração pública local, o professor Fernando Coelho teve uma audiência com prefeito, Caio Cunha, para discutir como a universidade pode contribuir com as atividades da escola de governo do munícipio.

Nas palavras do professor Fernando Coelho, “essas primeiras visitas mostraram per si o impacto que o bacharelado e o curso de mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP têm, nos governos locais, a partir de seus egressos. Formamos 1000 alunos na graduação entre 2008-2021, e muitos deles estão fazendo a diferença na gestão pública municipal.” As próximas visitas, em breve, estão pré-agendas com os municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Barueri e São Paulo.

Visita ao município de Mogi das Cruzes. Foto: Divulgação
*Com informações do professor Fernando Coelho