- Funcionário da EACH ergue troféu de hexacampeão da Copa CEPEUSP de Futebol de Campo
- Estudantes de Gestão Ambiental visitam Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo
- Professor da EACH assume assento no Conselho Nacional de Turismo representando a ANPTUR
- Horários e Salas de Aula - 1° Semestre de 2024 - Atualizado em 30/11
- Aluna do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade é premiada no ETRI Awards 2023
O Ciclo Básico
Uma das inovações propostas com a criação da USP Leste foi a existência do que chamamos de Ciclo Básico – CB. O CB é um eixo formativo comum a todos os cursos da EACH, independentemente da área. Os/as estudantes cursam disciplinas introdutórias, de caráter humanista e de diferentes áreas do conhecimento que buscam contribuir para a formação cidadã a partir de questões e situações da sociedade contemporânea.
Alguns cursos optaram pelo oferecimento das disciplinas do CB ao longo do curso, ou seja, não concentradas no primeiros ano. Ao conferir a grade curricular dos cursos de graduação, é possível saber qual o período ideal para cursar as disciplinas do CB.
COMO FUNCIONA?
O Ciclo Básico da EACH foi idealizado para promover, simultaneamente, uma iniciação acadêmica dos/as novos/as alunos/as em propostas interdisciplinares, que estejam implicadas criticamente com a realidade da sociedade. Essa proposta acadêmica enfatiza a heterogeneidade de saberes docentes e discentes e as possibilidades da análise ampliada do contexto social a partir da composição de múltiplos olhares disciplinares, com vistas à construção de um ambiente acadêmico dinâmico, participativo e constantemente oxigenado pelo debate e reflexão coletivos. Desse modo, o projeto pedagógico da EACH, destacando os princípios do Ciclo Básico, assume o compromisso de oferecer uma formação acadêmica e profissional sólida aos/às seus/suas alunos/as, estimulando o estreitamento das relações entre comunidades e universidade, fomentando uma relação de ensino-aprendizagem propositiva e a produção de conhecimento de excelência, que caracteriza a tradição da Universidade de São Paulo.
Espera-se que os/as estudantes tenham a oportunidade de enfrentar os desafios de seus campos profissionais com uma visão mais complexa da sociedade, da cultura e da ciência, a partir das experiências interdisciplinares e teoricamente abrangentes do Ciclo Básico e do seu aprofundamento nas temáticas de seus cursos específicos. Dessa forma, estarão melhor preparados/as para viver no mundo contemporâneo que cobra dos/as profissionais a especialização do conhecimento mas, também, sua inserção em redes de conhecimento e de relações com a cultura e a sociedade.
Para atingir tais propósitos, a estrutura do Ciclo Básico organiza-se em três áreas centrais:
- Formação introdutória no campo específico de conhecimentos de cada curso: tem como objetivo levar os/as estudantes a tomarem contato com as bases conceituais do curso, permitindo que comecem a conhecer o campo profissional que escolheram desde o início de seus estudos.
- Formação geral: o objetivo desse eixo é oferecer aos/às estudantes da EACH uma formação geral ampla, que aponte a complexidade dos fenômenos naturais, sociais e culturais. Para tanto, está planejada uma formação integrada nas áreas de ciências naturais, das humanidades e das artes, com ênfase em aspectos teóricos e metodológicos, fundamentados nas bases filosóficas do conhecimento científico, das relações sociedade-natureza, dos aspectos socioculturais da sociedade contemporânea, com noções sobre direitos humanos e cidadania, e outros mais.
- Formação científica por meio da Resolução de Problemas: Um objetivo central do Ciclo Básico, com base na tradição da USP de promover e incentivar a iniciação e formação científica dos alunos, é o trabalho com Resolução de Problemas.
PRINCÍPIOS GERAIS
Dessa estrutura central derivam um conjunto de três eixos que articulam Disciplinas Específicas, Disciplinas Gerais (multi e interdisciplinares), Estudos Diversificados e Resolução de Problemas.
A proposta do Ciclo Básico enfatiza a importância do trabalho em equipe desde o primeiro ano de formação e estimula que essa estratégia seja adotada nas diferentes disciplinas. Do mesmo modo, orienta-se que os/as alunos/as sejam convocados a participar efetivamente do processo de aprendizagem, desde a formulação dos problemas, buscando coletivamente soluções que considerem a complexidade dos fenômenos naturais, sociais e culturais, de forma interdisciplinar e contextualizada no mundo real, sem desprezar a importância dos campos disciplinares específicos de seu curso.
Assim, busca-se o desenvolvimento de estudos coletivos, articulando conteúdos de várias áreas do conhecimento, e espera-se promover a integração entre os diferentes cursos, estimulando os trabalhos em grupo. Ademais, pretende-se oferecer aos/às estudantes uma formação rigorosa e uma visão ampla da vida humana e da natureza, e do mundo em que irão atuar como indivíduos, profissionais e cidadãs/ãos.