Notícias – Ciclo Básico

O que rolou?

Novembro/2017 – EACH – Diversidade

Em 2017 a CoC do Ciclo Básico juntamente com o Grupo de Apoio Pedagógico (GAP-EACH) organizaram o EACH-diversidade. Um evento que reuniu estudantes e professores da EACH e de outras faculdades da USP.  Foram debatidos temas como: Os desafios da formação docente no contexto das reformas educativas e o novo Estatuto Docente da USP e o impacto pedagógico das cotas e outras ações afirmativas na USP. Além disso, os alunos da disciplina de Resolução de Problemas, tiveram espaço para apresentar seus trabalhos desenvolvidos ao longo da disciplina e os professores puderam compartilhar seus relatos acerca da educação interdisciplinar no ambiente universitário. Foi um evento muito enriquecer para todas e todos que participaram, deixando portas abertas para próximas edições do mesmo.

WhatsApp Image 2018-01-09 at 16.02.05

Setembro/2017 – Educação através das imagens: teses e trabalhos acadêmicos que viraram documentários socioambientais.

Foram projetados alguns documentários de cunho socioambiental realizados pelo Prof convidado da UFRJ, José Roberto Novaes, seguido de debates com profs de SMC da EACH-USP

21768112_899608026860352_7372128461417567892_n

Fevereiro/2018 – Encontro Pedagógico – Grupo de Trabalho para Aprimoramento do CB.

No dia 28 de fevereiro, houve um encontro de professores, no qual Grupos de Trabalho (GT) foram criados. São eles:

1. GT Formação docente (em parceria com o GAP) – se encarregará de pensar estratégias para aprimorar o trabalho docente e a pedagogia universitária. A formação deve primar pelas metodologias ativas e interdisciplinaridade, aspectos que se alinham com o perfil docente pretendido para o projeto da EACH.
2. GT Princípios, organização e integração – pensará ações que resgatem os princípios gerais do CB e como estes se articulam com os cursos e as disciplinas (subtemas: verticalização, ênfases, turmas de curso único, integração entre os cursos, com disciplinas dos cursos, com pesquisa, ensino, extensão).
3. GT Avaliação do CB (em parceria com GAP) – a partir das avaliações realizadas em anos anteriores, esse grupo pensará em dimensões que devem compor um instrumento visando avaliação contínua, longitudinal.

A formação dos grupos de trabalho foi conhecida pela Direção, via portaria, que especifica as finalidades de cada GT, assim como os membros que os compõe.  Para acessar o documento em pdf da portaria, basta clicar aqui.

Abril/2018 – II Seminário de Cultura e Extensão

Esse evento teve como objetivo debater sobre a importância da Cultura Extensao Universitária e a sua interação com a pesquisa e ensino. Contamos com a presença ilustre do Professor Naomar de Almeida Filho (UFBA), o qual tratou do assunto: “Estado, Mercado, Sociedade e Comunidade: conceitos para refletir sobre a extensão Universidade brasileira”.

Para assistir a conferência, basta acessar o link.