- Programa USP60+ | EACH – 1º semestre de 2025
- Professora da EACH se destaca na organização do maior evento sobre Governo e Dados Abertos das Américas
- Visita de professores da UVigo retoma e amplia agenda de trabalho do convênio internacional com a EACH
- EACH recebe grupo de estudantes peruanos da Universidad Nacional de Frontera
- 1ª edição do Prêmio Quati de Dissertação e Tese Destaque EACH/USP
O Ciclo Básico
Disciplinas Gerais – DGs
Considerando a formação dos(as) docentes, há ênfases para cada uma das DGs, ou seja, os(as) estudantes devem escolher os temas que querem cursar.
No primeiro semestre, as DGs e as ênfases oferecidas são:
1. Sociedade, Multiculturalismo e Direitos (SMD)
- Cultura Digital
- Direitos Humanos e Multiculturalismo
- Estado e Sociedade
2. Ciências da Natureza (CN)
- Ciência, Cultura e Sociedade
- Ciências do Universo
- Ciências da Terra
3. Tratamento e Análise de Dados / Informações (TADI)
- Para esta disciplina, não há ênfases
No segundo semestre, as DGs e ênfases oferecidas são:
1. Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos (PET)
- Uma Abordagem Crítica
- Uma Visão Psicanalítica
- Processos Sociais de Formação dos Indivíduos
2. Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania (SMC)
- Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania
- Desenvolvimento e Meio Ambiente
3. Arte, Literatura e Cultura (ALC)
- Arte Contemporânea
- Literatura Contemporânea
- Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop
Disciplinas Gerais – DGs
Estudos Diversificados – EDs
Alguns cursos oferecem EDs nos 2 semestres. Outros usam os créditos para oferecimento de disciplinas específicas do eixo profissionalizante. Os EDs têm como objetivo o enriquecimento cultural, acadêmico e científico.
Resolução de Problemas – RP
xistem duas disciplinas de Resolução de problemas, uma no 1° semestre e outra no 2° semestre – RP II. Em RP I, as turmas são compostas por alunos de diferentes cursos. Já em RP II, as turmas são organizadas por curso. A disciplina de Resolução de Problemas propõe que os estudantes sejam protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.