Aluno da EACH é aprovado para doutorado com 100% de Bolsa em 6 universidades norte-americanas

Postado em 04 de abril de 2023

Wiliam Santana, aluno egresso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física da EACH/USP, foi selecionado para realizar seu doutorado em seis universidades norte-americanas diferentes.

William obteve 100% de bolsa em todas as instituições, na área de Sport Management. Ele foi selecionado para as seguintes Universidades: University of Illinois Urbana-Champaign; University of Tennessee; Knoxville e University of Florida. E no Canadá: University of Toronto; University of British Columbia e Western University.

“Escolhi a University of Florida (UF) para o PhD em Sport Management (gestão do esporte), pois me ofereceram uma fellowship (bolsa de estudos) muito boa pelos quatro anos de doutorado, e é também na Florida que ocorre anualmente o campeonato mundial de Cheerleading, em Orlando, 1h30 da cidade de Gainesville, onde a UF está localizada.” Disse William.

O tema do seu trabalho foi: “Cheerleading nos Jogos Olímpicos: novas perspectivas para o cenário esportivo brasileiro”, orientado pelo professor Ricardo Uvinha, da EACH.

“É um momento da minha vida em que me sinto incrivelmente feliz e realizado e, portanto, gostaria de compartilhar esta grande notícia para servir de fonte de inspiração principalmente para pessoas como eu, jovens negros e negras que enfrentaram dificuldades financeiras na infância e adolescência, de que vale a pena lutar pelos nossos sonhos. Busquem informações e recursos, enfrentando e questionando as inseguranças diárias, e também praticando atividade física e terapia. É importante lembrar que o caminho para o sucesso é cheio de altos e baixos, porém nunca deixe de acreditar em si mesmo durante esse percurso, pois vocês serão recompensados”, afirmou William, em uma palavra de incentivo a todos os alunos da EACH.

Sua meta no doutorado é continuar as pesquisas sobre cheerleading e também sobre os megaeventos esportivos, com enfoque nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos EUA em 2028 e nos Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar, Senegal, em 2026, o primeiro evento olímpico a ocorrer em continente africano.