Confraternização marca o encerramento anual do Programa USP 60+ da EACH

Postado em 13 de dezembro de 2024

Na manhã do último dia 27, ocorreu a Confraternização de Encerramento Anual do Programa USP 60+ da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

A celebração de fim de ano é um momento festivo, de reconhecimento da importância das atividades proporcionadas pelo referido programa de extensão universitária. Além disso, é uma oportunidade valiosa para evidenciar os benefícios da convivência em grupo e suas repercussões no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos USP 60+.

Ao apresentar os trabalhos realizados nas oficinas, as pessoas idosas têm a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, expressar a criatividade e destacar os efeitos positivos das práticas empreendidas ao longo do ano. O evento intensifica o senso de pertencimento e a autoestima dos participantes, favorecendo a promoção do envelhecimento ativo e saudável em prol do protagonismo da pessoa idosa na sociedade.

Para os professores, monitores e estudantes, tanto do Bacharelado quanto do Programa de Pós-graduação em Gerontologia, a confraternização é um espaço para observar os frutos das intervenções, reforçando o papel transformador da educação no processo de envelhecimento. Ao reunir a comunidade acadêmica e os integrantes das oficinas, a solenidade consolida redes de apoio e fortalece o vínculo entre a universidade e a sociedade, evidenciando a importância da interação intergeracional e da construção coletiva de aprendizados.

Diante de um público de mais de 300 pessoas idosas que preencheu o Auditório Azul da EACH, apresentaram-se 18 oficinas: Coral EACH USP 60+, Mentes Ativas – a Eficácia de um programa de estimulação cognitiva para idosos saudáveis da USP 60+ (on-line), Revivendo Memórias – a importância das atividades das paixões em pessoas idosas saudáveis da USP 60+ (presencial e on-line), Projeto Ger@ções, Tai Chi Chuan, Idosos On-line, Envelhecimento Saudável – Pessoas Idosas na Informática (on-line), Lian Gong, Demarcar Telas – Democratizar o saber Indígena, Dança Sênior Brasil, Inclusão Digital e Intervenções Psicoeducativas como estratégias de promoção ao envelhecimento ativo de pessoas idosas (on-line), Introdução à Arte Moderna, Teatro USP 60+ EACH, Rodas de Escuta “Descobrindo minhas Pérolas” – criando vínculos saudáveis (on-line), Japonês básico (on-line), Yura-Ritmo Brasil e Ginástica para todos.

Após o encerramento da solenidade, as comemorações se estenderam no hall dos auditórios com um verdadeiro banquete partilhado pelos integrantes das oficinas, que puderam confraternizar mais um ciclo de conhecimentos, experiências e convivências realizadas, na expectativa positiva para as atividades no próximo ano. As inscrições no Programa USP 60+ da EACH para o ano vindouro estão previstas para o mês de fevereiro de 2025 e serão divulgadas pela CCEx.

Na edição da Confraternização deste ano, a Comissão Organizadora ampliou a participação de alunos da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, contando também com a colaboração de discentes do Bacharelado em Obstetrícia. A solenidade obteve o suporte da Equipe de Gestão de Mídias Sociais do Programa USP 60+ EACH, articulando-se junto à Assessoria de Imprensa da EACH que realizou a cobertura oficial das festividades, eternizando momentos marcantes. Cooperaram, ainda, as equipes da CCEx na divulgação interna, do setor de eventos na disposição dos espaços e da equipe de multimídia da EACH na realização da transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube.

Você pode assistir à Confraternização de Encerramento de 2024 do Programa USP 60+ da EACH pelo YouTube:

Programa USP 60+ da EACH alcançando diversas regiões do Brasil

Segundo o levantamento realizado pela Equipe de Gestão de Mídias Sociais do Programa USP 60+ da EACH junto à Comissão de Cultura e Extensão (CCEx), nos últimos dois anos o Programa USP 60+ da unidade USP Leste contou com, aproximadamente, 3.464 alunos 60+, matriculados em mais de 30 atividades entre oficinas, seminários e disciplinas, em formato presencial na EACH e on-line.

Apesar da ampla maioria dos inscritos (96%) ser de pessoas idosas da cidade de São Paulo e do Grande ABC paulista, o referido programa tem alcançado pessoas do interior do estado e, notavelmente, de outras Unidades da Federação. No segundo semestre de 2024, por exemplo, houve inscritos de estados das cinco Regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), como Roraima, Rondônia, Paraíba, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para a coordenadora do Programa USP 60+ EACH, professora Meire Cachioni, em que pese o número de pessoas idosas de outros estados do país representarem um percentual pequeno, se comparado com o quantitativo de alunos 60+ de São Paulo, na realidade demonstra a capilaridade que o programa possui, sobretudo com a oferta de atividades on-line, incluindo cada vez mais pessoas idosas por meio do uso das tecnologias disponíveis em favor da educação para o envelhecimento. Segundo a docente, que desenvolve pesquisas no âmbito da gerontologia educacional e da gerontecnologia, o programa tem se fortalecido a cada ano.

“Este é um trabalho que nós realizamos desde o segundo semestre de 2006 e nos dá uma imensa alegria! Estamos com o auditório azul absolutamente repleto de pessoas com todos se apresentando em cada uma de suas oficinas, aqui representando todas as oficinas deste último semestre”, destacou a  professora Meire Cachioni.

Entretanto, é preciso avançar, reconhecendo as especificidades das velhices no contexto de desigualdade socioeconômica patente em um país de dimensão continental como o Brasil. É papel da Universidade Pública – ancorada no Ensino, na Pesquisa e na Extensão – agir em favor da efetivação da sociabilidade para todas as idades, qualificando as relações entre as gerações. O Programa USP 60+ é um exemplo plausível de que a intergeracionalidade na Universidade de São Paulo é um caminho frutífero em benefício da própria instituição, da comunidade acadêmica e de toda a coletividade que almeja um país mais humano, tolerante e inclusivo.

Comissão Organizadora da Celebração de 2024

Rodrigo Nogueira Bezerra Rodrigues Matos (Mestrando do Programa de Pós-graduação em Gerontologia) | Arnaldo Ribeiro Spiller; Bruna Cristina Pestana; Daniel Pereira de Sousa; Djessica Hilton Peixoto; Emanuelle Faria Barbosa; Henrique Domingues; Izabelly Ramos; Kaune Araujo Meneses Macedo; Lisete Santana; Maisa Augusto Dias; Rayssa Morgado Sousa; Sandra Harumi Nonaka, Shirley Borges dos Santos Espada e Tainá Mauricio Lopes (Graduandos em Gerontologia) | Cleonilde de Oliveira da Silva (Graduada em Gerontologia) | Sandra Márcia Guilherme Gomes e Jefferson Coelho Azevedo (Graduandos em Obstetrícia).

A Coordenação do Programa USP 60+ EACH, na pessoa da professora Meire Cachioni, agradece a todos os alunos USP 60+, professores, monitores, estagiários, discentes e servidores da EACH que, direta ou indiretamente, contribuíram para a consumação deste evento e de todos os momentos ao longo do ano de 2024. Boas Festas!

 

 

Créditos:

Texto: Equipe de Gestão de Mídias Sociais do Programa USP 60+ EACH: Bruna Cristina Pestana, Rodrigo Nogueira B. R. Matos e Sandra Harumi Nonaka. (@usp60.each) | Assessoria de Imprensa da EACH/USP

Divulgação e imagens: Assessoria de Imprensa da EACH/USP