- Ex-aluna de doutorado da EACH recebe menções honrosas em premiações no Chile e na USP
- Ex-aluna da EACH recebe Prêmio Jabuti por trabalho de pesquisa sobre bibliotecas comunitárias
- Aluno da EACH conquista bolsa internacional de prestígio
- Horários e Salas de Aula - 1° SEM-2025 - Atualizado em 26/11
- EACH recebe Prêmio Alumni USP 2024
Com participação do reitor em exercício, EACH lança o “Índice de Competitividade Paulista de Turismo” e inaugura melhorias no campus
Postado em 09 de dezembro de 2021
Esteve na tarde desta quarta-feira na EACH o reitor da USP em exercício, Antonio Carlos Hernandes. Ele participou do lançamento do Índice de Competitividade Paulista de Turismo (ICPT), coordenado pelos professores Glauber Santos e Ricardo Uvinha do curso de Lazer e Turismo da EACH/USP.
Na oportunidade, também foi realizado o descerramento da placa de inauguração de diversas ações empreendidas pela Prefeitura do Campus da USP Leste com apoio da Reitoria: rotatória próxima a entrada do campus; a readequação da portaria de acesso P1; o completo fechamento do perímetro do campus; o depósito de resíduos biológicos; a readequação do sistema de acessibilidade e as instalações do SAMU. O prefeito do Campus USP Leste, Dib Karam, participou do ato e agradeceu ao fundamental apoio da Reitoria da USP.
No lançamento do Índice de Competitividade Paulista, o professor Glauber Santos fez uma apresentação detalhada de como funciona o projeto, que faz parte do programa USP Municípios. O objetivo do Índice é mensurar a competitividade em turismo dos municípios do Estado de São Paulo para oferecer subsídios à tomada de decisão na gestão do turismo sustentável.
Os dados analisados pelo projeto foram levantados por meio de pesquisas primárias e do tratamento de bases de dados secundários. O projeto também empregou técnicas de coleta e análise de big data, chegando a um universo de mais de mil características de cada um dos 645 municípios do Estado. As informações foram sintetizadas em um índice de competitividade turística com quatro pilares: localização e acesso, atrativos turísticos, serviços turísticos e condições gerais.
Cinco segmentos turísticos foram examinados em detalhe: sol e praia, cultural, ecoturismo, rural e negócios. Os resultados apontam não apenas os municípios mais competitivos em cada segmento, mas também aqueles que representam as melhores oportunidades para investimento no turismo. Essas informações poderão servir de apoio para a gestão municipal e estadual do turismo, bem como para o setor privado.
“A Universidade de São Paulo por meio dos professores Ricardo Uvinha e Glauber Santos estão entregando para o Estado de São Paulo um plano de gestão para turismo que não existe em nenhum outro Estado do país. Isso é a competência acadêmica a favor da sociedade”, disse o reitor da USP em exercício, Antonio Carlos Hernandes.
Você pode assistir ao lançamento do Índice pelo YouTube da EACH.