EACH recebe comitiva da Universidade de Paris

Postado em 09 de novembro de 2023

A Comitiva da Universidade de Paris 8, localizada na cidade de Saint Denis, França, visitou a EACH nesta última sexta-feira de manhã, 27 de outubro, sendo recomendado pelo consulado da França de São Paulo para conhecer as instalações e didática do ensino do Campus da USP Leste; diante disso, foi realizado um tour pelo prédio I1 e prédio do Ciclo Básico.

O primeiro ponto da visita foi uma reunião na Sala USP Internacional envolvendo a comitiva francesa, com a presença da Annick Allaigre, Reitora da Universidade Paris 8; Armelle Enders, Professora de História Contemporânea; e Laurent Bertat, Diretor de Relações e de Cooperação Internacionais; juntamente com Nadège Mézié, Adida para Ciência e Tecnologia do Consulado da França em São Paulo; os membros da CRInt Graziela, Wagner e o presidente Thiago Allis; os docentes Daniel, Jefferson; e o técnico administrativo Leandro Freitas. Logo após a reunião, iniciou-se um tour no prédio I1, mais popularmente conhecido como “Titanic”, onde foi apresentada a estrutura da faculdade com destaque no Cursinho Popular, que foi  introduzido pelas duas alunas da EACH Manuela Montoza Diretora do departamento de Projetos e Marina Luísa Diretora do departamento de Gestão de Pessoas. Para finalizar o tour, o docente Jefferson Mello apresentou para a comitiva visitante a particularidade principal da estrutura de ensino da EACH, o Ciclo Básico (CB).

A comissão francesa enfatizou a semelhança entre a Paris 8 e a EACH “Paris também que faz uma articulação entre a periferia e a capital que temos a mesma vontade de trabalho com a população que precisa para democratizar o acesso à universidade, não somente o acesso, mas o sucesso também” diz Armelle Enders. “Além disso, as conversas são super boas com a comissões de relações internacionais, então os professores, eu acho que tem muita proximidade, muitas similaridades entre a Paris 8 Vincennes Saint Denis” disse Nadège Mézié. Soma-se aos relatos da comitiva, grandes elogios aos trabalhos da EACH: “Adorei minha visita no Campus USP Leste, eu me senti em casa, pq acho que tem muita coisa a ver com a minha própria universidade”. A Professora Armelle ainda direcionou um comentário ao cursinho: “Eu dou meus parabéns, fiquei muito impressionada com o cursinho, e o fato também a implicação do envolvimento dos alunos nesses programas”.

Essa visita resultou em avanço no relacionamento entre as faculdades. Construindo a base para futuros acordos, como diz Annick Alleigre “Sou reitora da universidade de Paris 8 e é a primeira visita aqui na USP, é muito interessante, quero agradecer as estudantes por sua maneira de estar com nós, também acho que vamos ter muitos contatos no futuro, porque há muitos pontos em comum entre a USP e a Paris 8, muito obrigada, muito obrigada”

O cursinho também se pronunciou sobre a experiência de receber a comitiva em sua casa: “Nós, do Cursinho Popular da EACH-USP, apresentamos o nosso projeto para uma delegação da Universidade Paris 8. Em uma conversa rápida, nós explicamos o que é um cursinho popular, como funciona o ingresso nas universidades do Brasil, mostramos o nosso espaço e sala de aula no prédio I1, tiramos algumas dúvidas sobre como nos organizamos e nossas atividades. Foi uma conversa  bastante proveitosa e particularmente, é sempre muito gratificante receber esse tipo de convite e poder divulgar o trabalho do Cursinho para o público externo. Então foi muito bom ver que pessoas de fora do nosso país se interessam e enxergam a importância do nosso trabalho!”

*Com informações da Comissão de Relações Internacionais – CRInt/EACH