Realização da cerimônia de entrega dos resultados do Projeto Comunitário Modelo Yura

Postado em 09 de fevereiro de 2024

No dia 14 de dezembro de 2023, foi realizada na EACH/USP a cerimônia de encerramento do Projeto Comunitário da JICA “Modelo Yura de atividades com música para a promoção de saúde de idosos na cidade de São Paulo”.

Na cerimônia, foram apresentados os resultados dos três anos da implementação do Projeto, além da doação de instrumentos musicais de procedência japonesa, como incentivo à continuidade das suas atividades.

O curso de Gerontologia da EACH tem colaborado desde o início da execução do projeto, o qual foi representado na cerimônia pela professora Rosa Chubaci (coordenadora local do projeto), que juntamente com a professora Mônica Sanches Yassuda, entregou um certificado de agradecimento ao gerente do projeto, professor Yoshihito Kikuchi, da empresa japonesa Yura-Rhyhm Corporation, estabelecida na província de Miyagui, Japão.

Por parte da JICA, o representante Ryunosuke Kataoka agradeceu os três anos de parceria entre as entidades para a execução do projeto.

Após a cerimônia, os alunos da terceira idade da USP 60+ apresentaram ao público uma prática do Yura-Ritmo, sob orientação técnica da ex-bolsista da JICA, Lidia Ikuta, utilizando movimentos corporais, cantos e instrumentos musicais adaptados às necessidades dos participantes idosos.

Esse projeto foi proposto pelo governo da província de Miyagui, tendo como objetivo a implementação e divulgação do método Yura-Rhythm (Yura-Ritmo, em português) no Brasil, desenvolvido há mais de 10 anos pela empresa Yura-Rhythm Corporation e que visa promover a saúde dos idosos por meio de atividades com música.

O projeto procurou difundir um modelo de promoção de saúde de pessoas idosas, como colaboração à sociedade brasileira, cujo envelhecimento deverá avançar rapidamente no futuro.

Foto: Erica Hieda JICASP

As atividades do projeto têm sido implementadas com um cronograma de três anos, desde março de 2021, em conjunto com a EACH, trabalhando no treinamento e formação de instrutores e capacitadores, para a execução das oficinas do método Yura-Ritmo em São Paulo.

Durante o período de implementação do projeto, os bolsistas brasileiros indicados pela EACH foram convidados ao Japão para treinamento das competências e conhecimentos necessários à implementação e divulgação do Yura-Ritmo nas entidades de cuidados de idosos.

Após o retorno ao Brasil, os instrutores iniciaram a prática deste método nas oficinas realizadas em cerca de 15 entidades de apoio de idosos na cidade de São Paulo, onde houve a participação total de cerca de 400 idosos.

Temos a expectativa de que a EACH/USP seja uma forte liderança na divulgação do método Yura-Ritmo, adaptando-o ao contexto brasileiro, como um modelo de promoção de saúde por meio de futuras atividades de capacitadores e instrutores formados pelo projeto.

 

*Com informações da JICA