- Inscrições abertas para Aluno Especial (Graduação) até o próximo dia 18
- Aluna da EACH defende tese de doutorado na Holanda e conclui primeira dupla titulação do PPGTUR
- Aluno Especial - Graduação - 1°-2025 - 10 a 18/02
- Publicação aborda desafios da inteligência artificial na participação política e na governança democrática em cidades inteligentes
- RESULTADO FINAL - Seleção de Graduados 2025
Tese do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH ganha Menção Honrosa no Prêmio ANPPAS Teses 2021
Postado em 18 de outubro de 2021
![Tese do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH ganha Menção Honrosa no Prêmio ANPPAS Teses 2021 Tese do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH ganha Menção Honrosa no Prêmio ANPPAS Teses 2021](http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2021/10/foto-defesa_Erico_3-563x353.jpeg)
A tese “Política de Produção e Consumo Sustentáveis: estudo sob a perspectiva de campos de ação estratégica”, de autoria de Erico Luciano Pagotto, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade com a orientação da professora Sylmara Gonçalves Dias, ganhou Menção Honrosa no Prêmio ANPPAS Teses 2021 – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.
A pesquisa investiga o campo da Produção e Consumo Sustentáveis (PCS) no Brasil a partir dos discursos dos principais atores estatais e não-estatais. A PCS apresenta-se como um objeto de pesquisa complexo e interdisciplinar, demandando contribuições de áreas de conhecimento como a Economia, Sociologia, Psicologia, Administração e Ciências Ambientais.
Assim, a abordagem interdisciplinar, marcante no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade, representa uma perspectiva holística sobre o objeto, que ainda é pouco estudado no país. A tese caracteriza a PCS como campo de ação estratégica, marcado por disputas entre atores sociais com interesses distintos. Como um dos produtos, inéditos na área, o trabalho fornece um mapa, em que posiciona os diversos atores: governo, setor privado e sociedade civil em relação a uma sustentabilidade mais forte, que valorize sociedade e meio ambiente ou de uma sustentabilidade mais fraca, que priorize o crescimento da economia.
A relevância social da tese evidencia-se por revelar a necessidade de um debate sobre o consumo e sustentabilidade, discutindo os papeis do mercado e da sociedade na mudança de paradigmas, além das políticas públicas que foram ou estão sendo implementadas por iniciativa de atores estatais.