Notícias

II Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas acontece no próximo dia 29 na EACH-USP

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) recebe no próximo dia 29 de setembro o II Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas. O evento tem como objetivo debater temas atuais em Gestão e em Análise de Políticas Públicas, promovendo a articulação entre pesquisadores em nível nacional no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas.
Composto por diversas mesas e contando com a presença de palestrantes internacionais e de professores de renomadas universidades do país, o colóquio acontecerá das 9h às 18h e abordará temas como Planejamento Governamental, Inovação na Administração Municipal e Gestão de Pessoas, Financiamento Público das Políticas Sociais, As Políticas Públicas em Tempos de Incerteza e Reconfiguração da Arena Política, entre outros.

O evento também será transmitido ao vivo pela IPTVUSP.

Para mais informações e para realizar sua inscrição, acesse o site http://cmagpp.wixsite.com/coloquio .

Confira abaixo a programação do evento.

Tema I: Dimensões Intraorganizacionais no Setor Público: Planejamento Governamental, Inovação na Administração Municipal e Gestão de Pessoas
Horário: 09h15 às 10h45

Debatedores
Profa. Dra. Andrea Leite Rodrigues (EACH/USP)
Prof. Dr. Antonio R. Olenscki (Unesp)
Prof. Dr. Edson Sadao (FEI)
Moderação: Prof. Dr. Fernando de Souza Coelho (EACH/USP)

O objetivo da mesa é dar relevo a um aspecto - relativamente - esquecido na agenda de pesquisa em administração pública, qual seja: a dimensão intraorganizacional. Para tanto, foram selecionadas três temáticas de estudo que guardam relação com a gestão pública e seu processo administrativo-institucional e suas funções gerenciais: o uso de instrumentos de gestão no planejamento governamental em nível municipal no país; os fatores que oportunizam a inovação na gestão pública local no Brasil com foco nos médios e pequenos municípios; e os problemas de investigação em gestão de pessoas no setor público estatal e não-estatal sob o enfoque do comportamento organizacional.

Tema II: Non Profits and Government Partnerships for the Provision of Public Services
Horário: 11h às 12h30
 
Debatedores
Profa. Dra. Annette Zimmer (University of Münster, lead researcher for Third Sector Impact)
Profa. Dra. Patricia Mendonça (EACH/USP)
Moderação: Profa. Dra. Andrea Leite Rodrigues (EACH/USP)
 
Essa mesa tem como objetivo trazer as discussões atuais a respeito da governança no setor público, tanto no campo das ideias e debate teórico, quanto exemplos empíricos estudados, principais resultados, modelos e experiências internacionais e nacionais. Serão também abordadas: parcerias para a provisão de políticas públicas (Marco Regulatório das OSCs) e seu papel na provisão, bem como impactos que sofrem ao participar de parcerias com o Estado; governança das parcerias; e implicações estratégicas das parcerias para as políticas públicas.

Tema III: Financiamento Público das Políticas Sociais: Histórico e Desafios em Tempos de Ajuste Fiscal
Horário: 14h00 às 15h30
 
Debatedores
Prof. Dr. Antônio Sérgio Rocha (UNIFESP/Guarulhos)
Profa. Dra. Marta Arretche (DCP/USP)
Profa. Dra. Leda Paulani (FEA/USP)
Moderação: Profa. Dra. Ursula Peres (EACH/USP)

O objetivo da mesa é discutir o modelo de financiamento das políticas sociais estabelecido na Constituição de 88, sua aplicação desde então e os desafios colocados pela crise fiscal atual e pelo fortalecimento de uma agenda política que defende a desvinculação constitucional de despesas em Saúde e Educação e o reequilíbrio das despesas públicas com eventual impacto no financiamento das políticas sociais.

Tema IV: As Políticas Públicas em Tempos de Incerteza e Reconfiguração da Arena Política
Horário: 15h45 às 17h15
 
Debatedores
Profa. Ma. Luciana Zaffalon Leme Cardoso (Coordenadora do Núcleo de Atuação Política do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e integrante da Secretaria Executiva da Plataforma Brasileira de Política de Drogas)
Prof. Dr. Mário Aquino Alves (FGV/SP)
Prof. Dr. Arnaldo Provazi Lanzara (ICHS/UFF)
Moderação: Prof. Dr. José Carlos Vaz (EACH/USP)

A mesa almeja demonstrar que o Programa está atento às transformações que ocorrem no Estado brasileiro e, assim, buscará promover um debate qualificado e plural sobre as perspectivas e incertezas para a gestão pública e as políticas públicas no Brasil, no atual contexto que vários especialistas entendem ser o fim do ciclo político iniciado com a transição para o regime civil na década de 1980 e institucionalizado na Constituição de 1988. Perguntas fundamentais que irão orientar essa discussão são: ´Quais são as perspectivas colocadas para a gestão pública e para as políticas públicas? Quais são seus impactos para a pesquisa neste campo?´.

Ficha Técnica

Evento: II Colóquio de Estudos em Gestão de Políticas Públicas
Data: 29/09/2016
Horário: 9h às 18h
Local: EACH-USP -  Anfiteatro 2
Inscrições: http://cmagpp.wixsite.com/coloquio