Notícias

OIPP participará do Seminário 'Políticas Públicas e desigualdades no Brasil do século XXI: transformações, inovações e continuidades'

OIPP participará do Seminário ´Políticas Públicas e desigualdades no Brasil do século XXI: transformações, inovações e continuidades´

Evento acontecerá na próxima terça-feira (27.02) na FFLCH-USP. Professoras Ursula Peres e Renata Bichir participarão da segunda etapa de discussões que darão origem a um livro do CEM.

No dia 27 de fevereiro (terça-feira) de 2018, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) promoverá o segundo seminário da série de debates que resultarão em um livro cujo os assuntos se relacionam com o tema ´Políticas públicas e desigualdades no Brasil do século XXI: transformações, inovações e continuidades´. Na ocasião, serão expostas e discutidas diversas pesquisas sobre os principais deslocamentos das políticas públicas brasileiras e a ação do Estado desde a virada do século XXI. Estas investigações objetivam construir um mapa amplo dos recentes deslocamentos setoriais e por política, partindo dos legados das políticas herdadas do regime militar e de seus deslocamentos desde a redemocratização. Mais amplamente, ao colocar lado a lado as trajetórias de diversos setores de política pública, será possível lançar luz sobre as mudanças e continuidades no papel do Estado brasileiro em sentido mais geral. 

Em termos temporais, mais do que analisar governos específicos, pretende-se produzir um quadro das transformações longitudinais da ação do Estado. Nesse sentido, embora as presidências Lula e Dilma Rousseff representem a referência temporal recente mais importante, são exploradas também as ações antecedentes, em datações variadas por área e tema de política pública. Um importante desafio para as análises envolve as mudanças introduzidas presentemente pelo governo Temer (e de amplitude ainda não muito clara). Embora essas sejam consideradas, o foco dos trabalhos está nos eixos de transformação de longo prazo.

O seminário, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia, ocorrerá na Sala 14 do Prédio da Filosofia de das Ciências Sociais/FFLCH-USP da Cidade Universitária (Campus Capital).

Confira abaixo a programação.

Programação

9h: Abertura - Eduardo Marques e Marta Arretche

9h20: Mesa I - Políticas sociais I e desigualdades

Saúde - Telma Menicucci

Educação - Sandra Gomes, André Luis da Silva e Flávia Oliveira

O Sistema Único da Assistência Social - Renata Bichir e Kellen Gutierres

Políticas de garantia de renda - Luciana Jaccoud

10h40: Debate

11h: Intervalo

11h25: Mesa II - Economia política da desigualdade

Orçamento e gasto público - Úrsula Peres

A Política Tributária do IRPF - Eduardo Lazzari e Jefferson Leal

12h05: Debate

12h20: Almoço

14h00: Mesa III - Políticas sociais II, participação e resiliência das desigualdades

Participação no Século 21- Rebecca Abers e Debora de Almeida

Raça - Mario Theodoro

Território, ambiente e populações tradicionais ? Henyo Barreto Filho e Adriana Ramos

Políticas Urbanas - Eduardo Marques

15h20: Debate

15h45: Intervalo

16h05: Mesa IV - O Estado e seus projetos de desenvolvimento

A produção de capacidades estatais - Sheila Barbosa

Políticas para o desenvolvimento econômico - Edney Dias

A ação estatal em infraestrutura - Alexandre Gomide, Roberto Pires e Raphael Machado

17h05: Debate

17h20: Debate geral sobre tendências e encerramento

 

Ficha Técnica

Evento: Seminário ´Políticas Públicas e desigualdades no Brasil do século XXI: transformações, inovações e continuidades´

Data: 27/02/2018

Horário: 9h às 18h

Local: Sala 14 -  Prédio da Filosofia de das Ciências Sociais - FFLCH-USP. Av. Prof.  Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária.

Inscrições: Gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.

Para mais informações, acesse http://web.fflch.usp.br/centrodametropole/1326 .