Funcionária da EACH foi contemplada com curso de atualização na Espanha

Postado em 29 de agosto de 2017

A educadora Joana Paula de Barros, funcionária do Setor de Práticas Esportivas da EACH, foi contemplada com um curso de atualização em Dança de Salão com o professor e pesquisador de danças Xandy Liberato. O curso ocorreu de 23 a 29 de julho, na cidade de Valência, Espanha, em formato de imersão, com mais de 10 horas de aulas diárias e com 40 participantes vindos de diferentes países.

Joana Paula investiga a proposta metodológica de ensino da dança criada por Liberato e em maio deste ano apresentou parte dos seus estudos sobre o assunto no 13th International Congress of Qualitative Inquiry, que ocorreu na University of Illinois, Chicago, onde a proposta de Liberato foi apresentada pela primeira vez no meio acadêmico.

Em razão disso, a educadora foi também convidada a participar de reuniões e bastidores do curso, nos intervalos das aulas, estando em contato direto com os organizadores. O que foi proposto no curso se relaciona com um saber transdisciplinar, estabelecendo pontes entre o tradicional e o inovador na dança, respeitando sua cultura e ampliando o olhar para outras formas de conhecimento e de ensino.

As práticas e técnicas corporais realizadas durante o curso dialogam com as investigações e práticas que a educadora tem desenvolvido em parceria com as professoras Cristina L. Lee e Marília Velardi. Uma dessas práticas pode ser experimentada pela comunidade eachiana no projeto “Tardes Dançantes”, que ocorrerá até 27 de setembro, às quartas-feiras, das 12h15 às 13h30.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail: joanapaulabarros@usp.br