Professor Andrés Aguirre apresenta o Escritório de Saúde Mental em reunião na EACH

Postado em 22 de agosto de 2018

O vice-diretor do Instituto de Psicologia da USP, professor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, esteve recentemente na EACH/USP para apresentar o Escritório de Saúde Mental, programa de orientação e assistência psicológica para estudantes. Coordenador do programa, o professor Aguirre se reuniu com a diretora da Escola, professora Mônica Yassuda, e com a Comissão de Saúde e BemEstar da EACH para falar sobre as atividades do escritório.

Ainda em fase de implantação pela Universidade, o Escritório de Saúde Mental (ESM) funcionará provisoriamente na Superintendência de Assistência Social (SAS) e logo terá uma sede própria. Ele acolherá estudantes que procuram assistência e orientação em relação a seu sofrimento durante a formação universitária. Os alunos de todos os campi terão acesso ao escritório, inicialmente por meio de plataforma online, na qual os estudantes poderão realizar um primeiro contato para orientação e eventualmente agendamento de um horário para reunião e contato presencial.

Professor Aguirre (centro) fará atendimento de alunos que buscam ajuda

Os contatos serão recebidos pela SAS, que agendará reuniões com o coordenador do ESM, preferencialmente com grupos de estudantes que tenham necessidade de diálogo e orientação. A coordenação do programa também realizará palestras e consultoria em unidades de ensino que solicitam auxílio, diálogo e prevenção ao suicídio.

O ESM está realizando contato com docentes do Instituto de Psicologia, que por meio de seus laboratórios e membros poderão efetuar assistência psicológica quando necessário ou  encaminhamentos adequados para atendimento na rede pública. Contatos com médicos do Hospital Universitário e Instituto de Psiquiatria, dispostos a colaborar, também estão sendo feitos. As frentes e estratégias para seu funcionamento inicial estão sendo delineadas a partir de reuniões com estudantes, contato com congregações de unidades, dirigentes e funcionários.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Reitoria