Em entrevista ao Globo Repórter, professor da EACH fala sobre estímulo da prática de atividade física na infância

Postado em 04 de outubro de 2023

O professor Alessandro H. Nicolai Ré, do curso de Educação Física e Saúde da EACH, participou recentemente de uma edição do Programa Globo Repórter apresentando o projeto que desenvolve com pré-escolas para estímulo da prática de atividade física entre as crianças.

De acordo com o professor, índices reduzidos de atividade física na infância são atualmente um grave problema de saúde pública mundial. Fatores como violência, diminuição da oferta de espaço público e acesso às tecnologias têm diminuído as oportunidades de prática de atividade física e contribuído com o tempo excessivo diante de telas (tvs, celulares, videogames etc). Esse quadro aumenta a probabilidade de prejuízos no desenvolvimento motor que restringem ainda mais a prática de atividade física, gerando assim um ciclo negativo associado a baixos índices de atividade física na adolescência e idade adulta.

Diante dessa realidade, esta pesquisa, financiada pela FAPESP, tem como objetivo verificar o efeito de uma proposta de intervenção centrada na parceria entre Universidade, famílias e pré-escolas, incluindo a disponibilização de materiais às escolas e cursos de capacitação na área de educação física.

Os resultados obtidos até o momento indicam benefícios na prática de atividade física e desenvolvimento motor, aspecto com possível aplicação imediata em políticas públicas na área de educação e consequências duradouras para a saúde pública.

*Com informações do professor Alessandro H. Nicolai Ré