- Ex-aluna da EACH tem artigo selecionado para publicação entregue na cúpula do G20 no Brasil
- LabGov da EACH-USP promove pré-evento do I Seminário de Administração Pública entre Brasil e Guiné-Bissau
- Pesquisa da EACH sobre a regionalização do orçamento público recebe duas premiações de destaque
- Transferência Interna entre Períodos - 1ºSEM-2025
- CRInt da EACH recebe representantes da Universidad Central del Este, da República Dominicana
EACH sedia Workshop sobre Análise de Bases Documentais com professor Alexandre Abdo
Postado em 13 de junho de 2024
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) realizou um workshop inovador, intitulado “Colab-USP com Alexandre Abdo (Univ. Gustave Eiffel) – Análise de bases documentais assistida por métodos computacionais: formação ao uso da plataforma Cortext”. O evento ocorreu no final do mês de maio, no Laboratório de Informática, localizado no Ciclo Básico da EACH, e foi destinado a pós-graduandos e pós-doutorandos da Escola.
Organizado pela professora Gisele da Silva Craveiro, com apoio da CPqI e da CPG da EACH, o workshop abordou métodos de análise mista (quali-quantitativa) utilizando diversos tipos de arquivos documentais, como registros bibliográficos, textos jornalísticos, artigos acadêmicos, policy papers, publicações de mídias sociais, entrevistas e questionários.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre métodos inspirados na Sociologia da Tradução (também conhecida como Teoria Ator-Rede), análise co-word de Michel Callon, cartografia de controvérsias de Bruno Latour e métodos de Análise de Redes Sociais (SNA). Foram exploradas também redes sócio-semânticas, redes bibliométricas, redes de domínios-temas e suas extensões, além de técnicas de processamento de linguagem natural.
A plataforma Cortext, que foi a base das atividades práticas do workshop, oferece gratuitamente uma interface amigável e uma seleção de métodos validados por centenas de publicações acadêmicas. A ferramenta também oferece capacidade de cálculo e armazenamento necessárias para as análises, além de recursos para aquisição de dados relevantes.
Alexandre Abdo é professor no Laboratório Interdisciplinar Ciências Inovações Sociedades (LISIS) da Universidade Gustave Eiffel, na França. Com formação em ciência molecular e doutorado em física pela USP, Abdo possui uma trajetória abrangente na física estatística, informação em saúde e estudos sociais da ciência, tecnologia e inovação. Além de organizar cursos e encontros sobre ciência aberta e comuns, é membro do Garoa Hacker Clube em São Paulo e do CindaLab no Rio de Janeiro, integrando também a equipe do INCT Ciência Cidadã.
*Com informações da Comissão de Pesquisa da EACH.