Na celebração da criação do “Dia Mundial do Lazer”, EACH terá debate online com o tema: “Lazer Torna a Vida Melhor”

Postado em 12 de abril de 2021

Em um marco para a nossa sociedade em geral, especialmente neste momento marcado pelo isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, a EACH/USP está participando efetivamente da criação do Dia Mundial do Lazer, que nesta primeira edição será comemorado no dia 16 de abril.

Dentro das atividades de lançamento, será realizado no dia 16 de abril, às 14h no canal da EACH/USP no YouTube, um debate online aberto ao público sob o tema Lazer Torna a Vida Melhor.

A mesa será composta por representantes de quatro diferentes regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), a fim de refletir e discutir elementos da área do lazer, tais como sugestões, desafios e limites de possibilidades de ações que tenham relação com a região de cada convidado para a vivência e/ou gestão de um lazer que torne a vida melhor.

O evento contará com a presença da professora Mirleide Chaar Bahia, da Universidade Federal do Pará (UFPA); professora Christianne Luce Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professora Raquel Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Junior Vagner Pereira da Silva, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

O debate será mediado pelos professores Edmur Antonio Stoppa, do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP); e pela professora Mariana Bueno de Andrade-Matos, Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/USP).

A inciativa da criação do Dia Mundial do Lazer é do WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc.

Dia Mundial do Lazer – O objetivo da criação de uma data global para o lazer – num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade, além de ampliar as possibilidades desta manifestação e promover a reflexão sobre os acessos e dificuldades ainda existentes.

Perfis

Mirleide Chaar Bahia – UFPA

Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Realizou Pós-doutorado em Estudos Culturais, na Universidade de Aveiro – Portugal (2019-2020). Foi Professora, Técnica e Diretora na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) (Período 1994-2006). Foi Formadora no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) (Período 2007-2010) e no Programa Segundo Tempo (2014), ambos do Ministério do Esporte (Governo Federal). Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA/UFPA) (Gestão 2017-2018) e Vice-coordenadora deste mesmo Programa (Gestão 2015-2016). Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL) (Gestão 2016-2018) e Vice-presidente desta mesma Associação (Gestão 2014-2016). Atualmente é Professora/Pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA/UFPA); Diretora-Adjunta do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA); Representante da UFPA na Rede de Pesquisa OTIUM (Rede Iberoamericana de Pesquisa em Estudos do Ócio); e Líder do Grupo de Pesquisas em Lazer, Ambiente e Sociedade (GPLAS) – NAEA/UFPA.

Christianne Luce Gomes – UFMG

 Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. É Doutora em Educação pela UFMG (2003), com Estágio Sênior na Universidade de Barcelona/fomento CAPES (2017-2018) e Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina, 2012). Leciona na graduação (em Educação Física, em Turismo, e em Terapia Ocupacional), no Mestrado e no Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer, programa de pós-graduação do qual é a coordenadora. Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG desde 2013. É líder do Grupo de Pesquisa LUCE – Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq) e do Grupo OTIUM – Lazer, Brasil & América Latina. No campo das políticas públicas de lazer, atuou junto ao Ministério do Esporte como membro da Equipe gestora/UFMG, coordenando a Formação de Programas Sociais (2010-2017) e a Rede de Pesquisa CEDES (2018-2020). É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos indexados e participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do Lazer. Foi Pesquisadora de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação DTI-A (2013-2014) e de Produtividade em Pesquisa (2015-2021) do CNPq, e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG (PPM, 2008-2017). É Consultora Ad hoc da CAPES e CNPq.

Raquel Silveira – UFRGS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, ciência, lutas.

Junior Vagner Pereira da Silva – UFMS

 Graduado em Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar (Lato Sensu), Mestre e Doutor em Educação Física, sendo esta última pela Universidade Católica de Brasília. Tem experiência como docente na Educação Básica e Ensino Superior, com regência de aulas, coordenação de projetos de extensão e de pesquisa, orientação de iniciação científica e iniciação a docência e gestão em cultura e esporte. Atualmente exerce a função de Chefe da Coordenadoria de Cultura e Esporte/PROECE/UFMS; Tutor do PET-Educação Física; Coordenador da REDE CEDES MS; líder do GEPPPELS e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer. Desenvolve estudos relacionados as Políticas Públicas de Esportes, Lazer e Saúde.

Mediadores

Edmur Antonio Stoppa

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (1986), Mestre (1998) e Doutor (2005) em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas, na área dos Estudos do Lazer. Atualmente é professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo, docente nos cursos de graduação em Lazer e Turismo. e de Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPTUR/EACH-USP), nível Mestrado e Doutorado. Membro do Centro de Excelência em Estudos do Lazer WLCE/USP. É pesquisador participante do Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer (ORICOLÉ/EEFFTO-UFMG) e colíder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP). Tem experiência na área de Educação Física e Turismo, com ênfase nos Estudos do Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação, formação profissional, atuação profissional, políticas públicas e privadas, animação sociocultural e mercado de trabalho.

Mariana Bueno de Andrade Matos

Professora Doutora no bacharelado em Lazer e Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/USP) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). . Membro do Centro de Excelência em Estudos do Lazer WLCE/USP. Líder do Grupo de Pesquisa em Gastronoia, Hospitalidade e Turismo (GHOSTO/USP/CNPq). É membro da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil (ABRATUR) e do comitê científico da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) e associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Membro (pesquisadora) do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC) da Universidade Federal do Cariri. Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu parte de sua pesquisa doutoral na Breda University of Applied Sciences (NHTV), na Holanda; Mestra em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco; Graduada em Hotelaria na Universidade Federal de Pernambuco; e Graduada em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, atua principalmente nos seguintes temas: Autenticidade em Experiências de Turismo; Gestão de Alimentos e Bebidas; Gastronomia e Turismo; Marketing de Serviços; Abordagens qualitativas de pesquisa.