Projeto liderado por docente da EACH recebe Prêmio por iniciativa de Letramento Climático

Postado em 15 de abril de 2025

A professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias, docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), é uma das líderes do projeto CoopClima, que teve destaque na edição 2025 do Prêmio ESG do Grupo Tribuna, na categoria Governança, com a iniciativa de Letramento Climático desenvolvida nas escolas públicas municipais de São Vicente (SP). A cerimônia de premiação ocorreu no dia 10 de abril, em Santos.

O prêmio reconhece práticas inovadoras com impacto socioambiental positivo, nas categorias Ambiental, Social e Governança (sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance). A edição deste ano recebeu 34 inscrições de todo o Brasil, com três finalistas selecionados por categoria. A iniciativa de Letramento Climático foi inscrita pelas servidoras Vandilma Galindo, Regina Morais e Eliana Isidoro, do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Vicente (SEDUC), e representa um esforço conjunto entre comunidade, escolas e universidade.

O Letramento Climático é um dos eixos do projeto CoopClima, financiado pela FAPESP (processo nº 2023/10280-2), que visa à construção de políticas públicas locais de justiça climática com base em evidências científicas e saberes comunitários. A ação ocorre em três unidades escolares localizadas no bairro Vila Margarida, um território marcado por múltiplas vulnerabilidades socioambientais. Nessas escolas, foram realizadas atividades que aproximam estudantes, professores e lideranças locais das questões climáticas e das soluções possíveis a partir da realidade do próprio território.

Além da professora Sylmara, o projeto é coordenado por Mário Bueno Junior, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) de São Vicente, e conta com a participação de pesquisadoras da USP, como Amanda Cseh, Laura Develey e Julia Valle, bem como de lideranças comunitárias como Fran da Silva, educadora popular e moradora do bairro México 70, que abraçou o projeto como ferramenta de transformação social.

A premiação reconhece o compromisso com a educação climática de base territorial, construída em diálogo com as escolas e com a população local. Para a equipe do CoopClima, o prêmio representa não apenas o reconhecimento institucional, mas também o fortalecimento de uma política pública construída de forma colaborativa e inclusiva.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no perfil oficial: @coop.clima