Aluno de doutorado da EACH comanda podcast sobre edifícios com nomes de orixás

Postado em 23 de abril de 2021

Lançado em janeiro de 2021, o projeto CEP-S4NTO é um podcast que trata de alguns edifícios no centro da capital baiana que possuem em seus nomes a presença da cultura religiosa de matriz afro. Idealizado por Hugo Mansur, estudante do doutorado em Mudança Social e Participação Política da EACH/USP, o projeto conta com sete episódios, abordando sete diferentes prédios.

A ideia de apresentar em formato de áudio os prédios com nomes de Orixás no centro de Salvador surgiu com a pandemia e com o isolamento social. “Essa situação motivou a construção de um podcast que pudesse passear pela cidade num momento de necessário recolhimento e de muita saudade pela convivência social, as ruas, a cultura local e as pessoas”, explica o aluno.

Ouça o podcast no Spotify e YouTube!

Focado na arquitetura e em seu diálogo com a cultura afro-religiosa da Bahia, o projeto CEP-S4NTO foi contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, órgão do Ministério do Turismo.

Além de Hugo Mansur, o podcast tem a participação dos pesquisadores Adriele Regine, Cristiane Querino, Daiana Damasceno, Diego Valle, Evelyn Sacramento, Fábio Batista e Marielson Carvalho.

Mais informações:

Instagram:@cep_santo