EACH perde a professora Neli Aparecida de Mello-Théry que faleceu na França em 06.04
Postado em 06 de abril de 2021

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP recebeu, nesta terça-feira, a triste notícia do falecimento, em Paris, da professora Neli Aparecida de Mello-Théry.
A professora Neli teve papel fundamental para o desenvolvimento da EACH. Foi coordenadora do Bacharelado em Gestão Ambiental da EACH, presidiu a CRInt e atuou em diversos colegiados da Unidade. Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados, dentre muitas outras contribuições à EACH e à USP. Era pesquisadora de grande destaque no Brasil e no exterior.
A docência foi sempre uma atividade à qual a Profa Neli dedicou muita atenção e energia. Além da atuação destacada no Curso de Gestão Ambiental, participou ativamente em três programas de pós-graduação em diferentes Unidades da USP. Os conteúdos teóricos que ministrava, as discussões que promovia tinham seu corolário nos trabalhos de campo. Preparava aos alunos, e se preparava, para enxergar os lugares e as pessoas nos contextos sociais e espaciais que permitissem entender os processos que determinavam a situação atual e fazer inferências sobre possíveis rumos no futuro.
Participou de redes e laboratórios de pesquisa no Brasil e na França. Foi professora visitante nas seguintes instituições: Université de Paris X, Nanterre (2000), Université de Rennes 2 (2005 e 2008) e Université Paris Sorbonne-Nouvelle (2008). Sua experiência abrangia principalmente os seguintes temas: Amazônia, gestão ambiental, dinâmicas territoriais, políticas ambientais e territoriais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, gestão urbana e ordenamento territorial, meio ambiente e políticas internacionais. Dentre muitas atividades de pesquisa, desenvolveu o projeto “Sustentabilidade da produção agrícola e políticas de adaptação às mudanças climáticas no Mato Grosso e na Bretanha” em período pós-doutoral (2012-2013) na Université de Rennes 2. Publicou mais de 110 artigos científicos e é autora de 11 livros.
Entre 2014 e 2018, foi vice-diretora da EACH, quando também esteve à frente da Comissão Ambiental, atuando com protagonismo decisivo na construção de valores e soluções que definiram o marco do planejamento e da gestão ambiental de nossa unidade.
Em uma de suas últimas entrevistas, realizada em outubro de 2020 para a Revista FAPESP, a professora falou sobre a pesquisa “os efeitos geopolíticos da Covid-19 na relação de interdependência econômica entre os países.”
A Université Rennes 2 emitiu comunicado sobre o falecimento da professora Neli.






*O texto contou com a colaboração do coordenador do curso de Gestão Ambiental, professor Gerardo Kuntschik; e do professor Evandro Moretto, atual coordenador da Comissão de Acompanhamento Ambiental da EACH.