- Ex-aluna da EACH tem artigo selecionado para publicação entregue na cúpula do G20 no Brasil
- LabGov da EACH-USP promove pré-evento do I Seminário de Administração Pública entre Brasil e Guiné-Bissau
- Pesquisa da EACH sobre a regionalização do orçamento público recebe duas premiações de destaque
- Transferência Interna entre Períodos - 1ºSEM-2025
- CRInt da EACH recebe representantes da Universidad Central del Este, da República Dominicana
Professora da EACH participa de workshop internacional sobre envelhecimento
Postado em 26 de junho de 2018
Pesquisadores brasileiros e britânicos participaram, na primeira quinzena do mês de junho, de um workshop de pesquisa sobre envelhecimento na Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), em São Paulo. A professora que representou a EACH/USP neste evento científico foi Ruth Caldeira de Melo, docente do Bacharelado em Gerontologia e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola.
Com o tema “Identificando e abordando desafios compartilhados na realização de pesquisa em saúde e assistência social para pessoas idosas (OPAL)”, o workshop foi realizado pela parceria firmada entre o British Council e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo era compartilhar conhecimentos sobre geriatria e gerontologia, além de fortalecer redes de pesquisa entre Reino Unido e Brasil. Para participar do evento, os professores deveriam atender os critérios de seleção do programa “British Council Researcher Links”, o qual oferece oportunidades para pesquisadores em início de carreira.
O programa recrutou 13 pesquisadores do Reino Unido e 18 pesquisadores brasileiros, todos eles com até dez anos de doutorado. Durante uma semana, eles assistiram a palestras, discutiram o desenvolvimento de projetos de pesquisa futuros e ainda se dividiram em cinco grupos de trabalho. Abordando o tema da fragilidade, a professora da EACH integrou o grupo 2, que apresentou o projeto “FIBULA – Frailty in Brazil and UK: Learning Across Borders”.
O grupo formado durante o evento está articulando reuniões virtuais e organizando um artigo de revisão sobre o tema. Além disso, para estreitar as relações de pesquisa iniciadas no workshop e fortalecer a internacionalização do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da EACH, está prevista para o final do ano uma visita acadêmica da professora Ruth de Melo às universidades britânicas Bournemouth University e University of Nottingham.
O workshop realizado em Botucatu contou com a coordenação dos pesquisadores Adam Gordon, da University of Nottingham, e Alessandro Ferrari Jacinto, da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp.