Publicação aborda desafios da inteligência artificial na participação política e na governança democrática em cidades inteligentes

Postado em 04 de fevereiro de 2025

Com participação autoral do professor José Carlos Vaz do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH, um novo documento lançado pela Cátedra Brasil do Instituto de Ciência Política da Universidade de Münster, Alemanha, aborda as atuais e potenciais aplicações da inteligência artificial (IA) na participação política e na governança democrática em cidades inteligentes. Destinado a gestores públicos, o material está disponível gratuitamente para download em português e inglês.

O documento apresenta uma análise abrangente do uso da IA como ferramenta para ampliar a participação cidadã e aprimorar a governança urbana, destacando aspectos críticos como questões éticas, impactos sobre a transparência e riscos de exclusão digital. A publicação também propõe uma agenda de debates sobre as novas capacidades estatais necessárias para implementar essas tecnologias de maneira responsável. O doutorando do Programa de Mudança Social e Participação Política da EACH/USP, Italo Sousa, também é um dos autores.

Sobre o projeto

O material foi desenvolvido no âmbito do projeto Capacidades Estatais para Participação Online em Cidades Inteligentes (SCOPE), uma iniciativa da Cátedra Brasil na Universidade de Münster em parceria com o Centro Brasileiro da Universidade de Münster e com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). O projeto tem como objetivo produzir e disseminar conhecimento sobre o uso de dados e tecnologias digitais na governança urbana.

O conteúdo da publicação também está alinhado às discussões promovidas pela série de webinars do projeto, que contou com a colaboração de entidades como o International Digital Dialogues do Ministério da Digitalização e Transporte da Alemanha/GIZ e o Instituto Goethe – São Paulo.

Autores

A publicação foi elaborada por uma equipe multidisciplinar:

  • Fernanda Campagnucci: pesquisadora de pós-doutorado no IfPol da Universidade de Münster. Foi diretora-executiva da Open Knowledge Brasil (2019-2024) e gestora na Prefeitura de São Paulo (2013-2019), onde coordenou políticas de transparência e projetos de governo aberto e transformação digital.
  • José Carlos Vaz: líder da Cátedra Brasil na Universidade de Münster (2024-2025). Professor de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), coordena o Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovação na Administração Pública (GETIP).
  • Norbert Kersting: professor de Ciência Política Comparada com ênfase em política municipal e regional no IfPol da Universidade de Münster. Coordena o centro de pesquisa Urban and Regional Innovation (URII).
  • Italo Alberto Sousa: doutorando no Programa de Mudança Social e Participação Política na Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela USP, atuou como cientista de dados na Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Acesse a publicação completa para explorar as reflexões e propostas sobre a interseção entre IA e participação cidadã nas cidades do futuro em português ou em inglês no site oficial do projeto: scope.uni-muenster.de