- Edital Transferência Interna - Graduação - EACH - 2025
- Programa USP60+ | EACH – 1º semestre de 2025
- Professora da EACH se destaca na organização do maior evento sobre Governo e Dados Abertos das Américas
- Visita de professores da UVigo retoma e amplia agenda de trabalho do convênio internacional com a EACH
- EACH recebe grupo de estudantes peruanos da Universidad Nacional de Frontera
Setembro Amarelo na EACH: sua vida é importante
Postado em 11 de setembro de 2018
Para marcar o primeiro Setembro Amarelo da EACH, está sendo debatido o tema “suicídio” como resposta aos pedidos de ajuda e situações de alerta envolvendo professores, alunos e funcionários.
A organização do Setembro Amarelo contou com a participação voluntária e articulação de pessoas e grupos na EACH que pouco tinham contato, mas decidiram cooperar para promover atividades diretamente relacionadas à campanha.
A ideia é que essa iniciativa possa sustentar ações, programas ou até mesmo uma política interna de cuidado e promoção da saúde. O Setembro Amarelo busca formas de identificar, acolher e encaminhar pessoas que precisem de apoio profissional.
O girassol foi escolhido como símbolo do Setembro Amarelo porque representa florescimento, vitalidade e beleza; sua cor simboliza calor e vitalidade. Os girassóis buscam o sol, mas em dias nublados voltam-se uns para os outros até que o sol possa brilhar novamente.
Colaboraram na construção do “Setembro Amarelo”:
Comissão de Saúde e Bem-Estar, Diretoria, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Comissão de Cultura e Extensão da EACH (CCEx/EACH), Biblioteca da EACH, Prefeitura do Campus, Setores Técnicos Administrativos, Imprensa/EACH, Eventos, Manutenção e Infraestrutura, EACH-Social, Aliança Bíblica Universitária (ABU), Diretórios e Centros Acadêmicos da EACH, Coletivo Denegrir, DCE Diretório Central de Estudantes da USP, alunos(as), funcionários(as) e docentes da EACH, Prefeitura de São Paulo, carnavalesco XUXA e equipe de serralheria e pintura de escolas de samba.
Setembro Amarelo: histórico da iniciativa
Em 2015, representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) reuniram-se em Brasília para formalizar a Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio, conhecida como o “Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução”. O mês de setembro foi escolhido, pois a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (CVV, 2016). O Ministério da Saúde divulga as “Datas em Saúde”, que têm ganhado visibilidade por meio de campanhas publicitárias simbolizadas por laços de fita colorida para chamar a atenção da população sobre doenças e alertar as pessoas quanto à prevenção. Dessa forma, a campanha vincula o tema à data e à cor – Setembro Amarelo, simbolizado pelo laço de fita amarela.
Embora o CVV atue na prevenção do suicídio desde 1962, a campanha Setembro Amarelo foi fundamental para aumentar a visibilidade do tema, que passou a ser pautado na mídia, seja na divulgação de estatísticas, depoimentos pessoais, aspectos clínico-patológicos, sociais e culturais.
VEJA ABAIXO O CALENDÁRIO ATUALIZADO E A DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES
Pedaços da Vida
Data: atividade contínua, durante o mês de setembro
Horário: expediente da Biblioteca da EACH
Local: biblioteca da EACH
Descrição: Durante o mês de setembro, haverá a montagem coletiva de um quebra-cabeças com obra do pintor Van Gogh no hall da Biblioteca da EACH, como forma de promover encontros, momentos compartilhados de relaxamento, concentração e cooperação. O quebra-cabeças será emoldurado e exposto na biblioteca.
Na TV da Biblioteca, haverá projeção de vídeos sobre temas que promovam saúde e bem-estar. Na segunda quinzena de setembro, teremos vídeos dos Professores Luiz Menna Barreto, Mario Pedrazolli e Deusivânia Falcão falando sobre saúde mental e suicídio.
Por fim, haverá um caderno de registros, para depoimento livre: desenhos, poesias, impressões sobre as atividades, sobre a vida ou o que o usuário quiser registrar.
Esta atividade integra a Semana de Arte e Cultura da EACH.
Mesa redonda: Vida, Suicídio e Universidade
Data: 10 de setembro de 2018
Horário: 12h30
Local: auditório vermelho
Moderadora: Profa. Dra. Claudia Medeiros de Castro – EACH
Apresentadores/Debatedores
Dr. José Fernando Panhan Jr. – Psiquiatra clínico
Pde Lício de Araújo Vale – Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS)
Maria Luísa Sandoval Schmidt – Psicóloga – Instituto de Psicologia da USP
Projeto de Intervenção Urbana “Senta Aqui Conversa Comigo”
Data: 10 de setembro de 2018
Horário: 17h
Local: cadeiras de praia perto do SAS, na entrada no Edifício I1
Descrição: “Senta Aqui Conversa Comigo é um Projeto de Ação Social que visa promover o encontro de pessoas em espaços públicos. O olhar, a conversa, a escuta e a troca muito nos interessam.
Rodas de Conversa
- 11 de setembro, 14h, no auditório Vermelho: roda de conversa para funcionários. Moderação: Dr. José Fernando Panhan Jr.
- 19 de setembro, a partir das 18h, na sala 221 (I1): roda de conversa com estudantes. Moderação: DCE, frente de saúde mental da USP
- 20 de setembro, 17h30, no auditório Verde: roda de conversa para negr@s, estudantes, funcionári@s e professor@s. Moderação: coletivo Denegrir
- 25 de setembro, 13h, auditório verde: roda de conversa para docentes. Moderador: Dr. José Fernando Panhan Jr. e Profa. Adriana Marcondes (IP)
Palestra: Perdas e Luto
Data: 13 de setembro
Horário: 9h
Local: Auditório Azul
Profa. Ligiane Pigatto de Castro. Psicóloga Clínica com especialização em perdas e lutos, e mestrado em psicologia clinica pela PUC/SP
Moderação: Prof. Dr. José Renato de Campos Araújo
Estamparia
Data: 13 de setembro
Horário: 12h-20h
Local: Vão do I1 – Próximo à SAS
Descrição: Estamparia em tecidos de algodão. O Prof. Maurício de Campos Araújo, do curso de Têxtil e Moda, e sua equipe estamparão roupas e acessórios com girassóis.
IMPORTANTE: Traga o seu material (de algodão) para estampar (camisetas, lenços, bolsa de pano etc.). A estampa é gratuita.
Oficina de Tie Dye (Técnica artística de tingimento de tecido)
Data : 13 de setembro
Horário: 14 horas
Local: Laboratório Seco 3 (Têxtil e Moda) 2º andar do CB
Coordenação: Prof. Dr. Maurício de Campos Araújo
Trazer camiseta ou tecido de algodão (20 vagas – participação por ordem de chegada)
Workshop Saúde Mental e práticas integrativas
Data: 17 de setembro
Horário: 9h às 12 h
Coordenação: Profa. Dra. Beatriz Gutierrez e Profa. Dra. Rosa Chubachi
Descrição: Palestra sobre luto, suicídio e práticas integrativas seguida de vivências (auriculoacunpuntura, reiki)
Workshop de Teatro
Data: 19 de setembro
Horário: 14h-16h
Local: auditório verde
Coordenador: Rogério Pimenta.
Moderadora: Profa. Dra. Elizabete Franco Cruz
Descrição: realização de exercícios teatrais para que os participantes encenem situações vivenciadas ou presenciadas por eles. Ao final do workshop, haverá roda de conversa.
Esta atividade integra a Semana de Arte e Cultura da EACH.
Cine Debate
Data: 20 de setembro
Horário: 14h-17h
Local: Anfiteatro Verde
Descrição: projeção do filme de animação “Com amor, Van Gogh” (Loving Vincent, Polônia / Reino Unido/2017, Animação, 95 min), seguida de debate.
Debatedora: Cristina Lopes. Psicóloga, psicanalista, especialista em saúde pública. Idealizadora dos Centros de Convivência e Cooperativa e do Projeto Cidadãos Cantantes de São Paulo.
Moderação: Profa. Dra. Elizabete Franco Cruz
Esta atividade integra a Semana de Arte e Cultura da EACH.
Moda Amarela
Produção de Moda com a cor amarela
Manequins expostos nas salas acima do Bandejão.
Para colaborar na produção empreste sua roupa amarela! Entregue para Profa. Francisca D. Mendes, a Tita, do curso de Têxtil e Moda.
Terapia do Abraço
Para quem está triste, para quem está feliz e para quem está triste-feliz. Um abraço acolhedor é sempre bom!
Nos intervalos: no queijo, bandejão e CB
Entreolhares
A proposta é sentar em duplas e silenciosamente olhar para a pessoa que está na sua frente.
Conhecer e perceber o outro somente pelo olhar. Experimente!
Gramado do I1
Brincadeiras no cotidiano
Amarelinha, Bambolê e vôlei de lençol
Murais
Registre mensagens de apoio para as pessoas e veja relação de locais para procurar ajuda
Vão da Biblioteca e I1
Caixas Amarelas
Deixe sua sugestão para melhorar nosso convívio, saúde, bem estar e qualidade de vida na EACH.
Árvore dos Desejos
I1 e biblioteca. A ideia, inspirada na festa japonesa, é pendurar nas árvores pequenas filipetas com desejos bons para as pessoas e para EACH.
Atividades no Viaduto do Chá
Serão realizadas algumas intervenções para divulgação do telefone 188 e locais de apoio para prevenção do suicídio. Coordenadas pelo DALAZ (Diretório Acadêmico do Curso de Lazer e Turismo), com apoio dos professores(as) de LZT, as atividades consistem em brincadeiras com transeuntes e entrega de filipeta com as informações sobre a importância da prevenção do suicídio.
Instalação: Girassóis- sua vida é importante
Inicialmente pensados para serem colocados no Viaduto do Chá, os girassóis coloridos transformaram-se numa instalação itinerante concebida pelo carnavalesco Xuxa da Escola de Samba da Vila Dalila e produzida por estudantes da EACH. A instalação será colocada inicialmente na EACH e depois circulará pela cidade levando a mensagem de valorização da vida e a informação de locais de apoio.
Práticas corporais
Preste atenção nas atividades oferecidas no ginásio:
Yoga, meditação, musculação, Aikido, ginástica para todos: elas contribuem para a saúde!
Lacinhos amarelos
Pegue o seu nas atividades do mês.
Locais de apoio
Ligue 188
Procure uma UBS Unidade Básica de Saúde ou CAPS Centro de Atenção Psicossocial da sua Região
– CAPS – Centros de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=204204
http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/
http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/outros-destaques/unidades-de-saude
– CVV. Centro de Valorização da Vida. Informações sobre atendimento: 188 https://www.cvv.org.br/
– Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental Vila Mariana
- Maj. Maragliano, 241 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04017-030
Horário: Aberto 24 horas. Telefone: (11) 3466-2100
Na USP
NA EACH
Procurar o SAS (inclusive no período noturno) para buscar orientações sobre encaminhamentos.
Escritório de Saúde Mental
http://sites.usp.br/esm/prevencao/
Hospital Universitário
Agendamento para consultas com psiquiatras podem ser feitos pela internet (uma vez por mês é aberto o agendamento)
Clínica Escola do Instituto de Psicologia
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Bloco D – Sala 121
De Segunda a Sexta, das 8h às 11h ou das 14h às 16h.
Telefone (11) 3091-8248
Telefonar para saber prazos e regras de inscrição.
Existe um plantão às terças-feiras, às 16h30.