Aluno egresso da EACH é premiado pela UNESCO no “MAB Young Scientists Award”

Postado em 15 de agosto de 2023

Aluno egresso do curso de Gestão Ambiental da EACH, Danilo Santo foi premiado pela UNESCO no MAB Young Scientists Award. Danilo foi premiado pelo projeto Reservas da Biosfera (Peri) urbanas como modelos de desenvolvimento sustentável: Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e Floresta de Viena (Wienerwald). “O objetivo da pesquisa é compreender qual o papel e como as reservas da biosfera contribuem para o desenvolvimento sustentável do ponto de vista regional”, explica.

Sato conta também que está envolvido desde a graduação com pesquisas relativas a Unidades de Conservação. Resolveu fazer o mestrado sobre a APA da Várzea do Rio Tietê e durante o doutorado, onde realiza o projeto que concedeu o prêmio da UNESCO, conseguiu uma bolsa sanduíche do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da CAPES para passar seis meses na Áustria estudando da Universidade de Innsbruck. Atualmente ele é aluno de doutorado em Geografia Humana na FFLCH, possui vínculo com o GEPSIPOLIM (Grupo de Pesquisa em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo), e também é monitor PAE na EACH/USP.

“O prêmio é uma grande alegria e irá contribuir para mais atividades de campo para entender melhor as relações dos atores locais com as reservas, conflitos e desafios das reservas. Eu espero que com o prêmio se amplie a visibilidade e o reconhecimento da importância das reservas. Em particular a RBCV tem um papel importante para os serviços ecossistêmicos e ambas as reservas podem contribuir com mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, finaliza Sato.

No momento segue com as tarefas do projeto que incluem participações em atividades e eventos relativos as Reservas, levantamentos de dados espaciais de uso do solo como o MapBiomas (no caso do Brasil) e o serviço de uso do solo do Copernicus (para a Europa), entrevistas com atores locais, acompanhamento de políticas públicas, revisão de literatura, entre outras responsabilidades.

Danilo Sato foi um dos dois brasileiros que se destacaram entre as 748 reservas, estando entre os 13 jovens cientistas premiados em todo o mundo que receberão uma bolsa de pesquisa que pode chegar a US$ 5.000 para apoiar seus projetos.

*Com informações do portal G1